Cadastro Minha Casa Minha Vida – Fazer Inscrição no Programa

Apesar dos avanços alcançados nos últimos tempos, é inegável que o grande déficit de moradias ainda é um dos principais atrasos sociais do nosso país, visto a enorme quantidade de famílias que ainda dependem de aluguel para ter um lar, isso quando os mesmos podem arcar com os caríssimos preços de locação cobrados hoje em dia, que consomem grande parte dos salários dos trabalhadores.

Por isso mesmo é imprescindível que cada vez mais sejam criados programas e condições para que os cidadãos de classe mais baixa possam também ter acesso ao crédito e desta forma realizarem o sonho da casa própria, oferecendo desta maneira maior segurança e conforto para todos os membros de sua família.

Existem atualmente diversos programas atualmente voltados ao oferecimento de crédito para quem deseja sair do aluguel e comprar sua casa, como por exemplo os programas habitacionais realizados pela CDHU, os Feirões Habitacionais da Caixa, que oferecem juros menores e outras condições que facilitam a vida dos cidadãos, entre outros projetos.

Mas aquele que vem realmente transformando a realidade de milhões de famílias brasileiras é o programa criado pelo Governo Federal chamado “Minha Casa Minha Vida”, que através do esforço dos governos de todos os níveis oferece moradias de qualidade com valores baixos de prestações, algo que cabe no orçamento da maioria dos beneficiados.

Caso você esteja pretendendo adquirir um imóvel através deste projeto, confira na sequência detalhes e maiores informações sobre como fazer seu Cadastro Minha Casa Minha Vida e assim poder ser um dos participantes inscritos no projeto.

Antes de mais nada é necessário que você saiba que os participantes do Programa precisam cumprir algumas exigências, pois ele é destinado para cidadãos com o seguinte perfil:

pertencentes á famílias que recebem até 10 salários mínimos mensais;
não possuam imóveis financiados ou quitados em seu nome;
não tenham usado o FGTS para aquisição de imóvel;
não tenham restrições em seu nome em programas de proteção ao crédito (CPC e Serasa).

Importante citar ainda que a abrangência de cobertura do Programa é válida para todo território nacional, atendendo portanto todos os estados mais o Distrito Federal.

Como Fazer Cadastro Minha Casa Minha Vida

Muitas pessoas ainda não sabem exatamente como funciona o Programa, portanto, é importante dizermos que ele não conta com um sistema único ou exclusivo de inscrição feito pela internet, mas é provável que futuramente isso seja implantado para facilitar o controle.

Mesmo assim, o procedimento hoje em dia de inscrição para participação é muito simples, pois basta apenas que você se dirija até a Secretaria de Habitação ou a sede da Prefeitura de seu município para fazer o seu cadastro e se inteirar de todos os detalhes do projeto.

Ao comparecer a sede da Secretaria de Habitação da sua cidade, você deverá estar munido dos seguintes documentos obrigatórios:

RG;
CPF;
Holerite;
Declaração de Imposto de Renda;
Carteira de Trabalho;
Extrato do FGTS;
Certidão de estado civil;
Ficha de cadastro habitacional;
Comprovante de despesas (conta de água, luz e aluguel).

Simulador de Financiamento no Site da Caixa

Para facilitar ainda mais sua vida, a gestão do Programa Minha Casa Minha Vida oferece através do site da Caixa um sistema simulador de financiamento, assim você poderá saber exatamente quais são os valores das prestações para sua renda e se as mesmas cabem no orçamento familiar.

Para utilizar esta ferramenta de simulação da Caixa, clique no link a seguir e veja todas as condições de um futuro financiamento: “Acessar Simulador da Caixa“.

Para conhecer melhor os outros programas habitacionais e de crédito oferecido pela Caixa, clique aqui e tenha sanada todas as suas dúvidas.

Esperamos que todas as informações reunidas aqui sobre como fazer o seu cadastro ou inscrição no Programa Minha Casa Minha Vida tenham sido uteis, porém, se tiver restado alguma dúvida, entre em contato conosco nos enviando um comentário logo abaixo ou então acesse o site da Caixa conforme dito anteriormente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *