Capa de Trabalho ABNT – Modelos Para Trabalhos Escolares

Durante o transcorrer das aulas e atividades do ensino superior, é fato quase rotineiro que os professores peçam aos estudantes que elaborem trabalhos sobre um determinado tema técnico, porém, tal tarefa ao ser entregue deve sempre seguir à risca as normas e os parâmetros obrigatórios propostos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Sendo assim, caso você ainda seja um aluno do ensino médio ou de um colégio técnico e pretende fazer um curso de nível superior, é muito bom já ir se adaptando e se acostumando com tais exigências, pois ao passar a realizar suas tarefas escolares desde esse momento seguindo as normas técnicas, certamente você chegará ao ensino superior muito mais preparado para enfrentar as exigências.

Caso você ainda não saiba exatamente o que significa seguir o padrão de normas estabelecidas por esta associação, é fundamental dizermos que as normas da ABNT são, de forma resumida, “regras” a serem seguidas para normatizar a confecção de todos os trabalhos realizados, para que os mesmos tenham o mesmo padrão, seja no tamanho das letras, nas fontes utilizadas, nos espaçamentos, entre outros, visando com tudo isso uma apresentação esteticamente mais agradável e mais fácil de ser lida/corrigida.

Mesmo lecionando em cursos de nível médio ou técnico, muitos professores já exigem de seus alunos que os trabalhos escolares feitos por eles sejam entregues seguindo tais condutas técnicas, portanto, caso você tenha dificuldades ou dúvidas sobre como fazer uma capa de trabalho ABNT bem feita, seguindo é claro todas as regras e especificações para garantir uma boa nota para seu trabalho, acompanhe atentamente as dicas e informações que reunimos na sequência, pois certamente te ajudarão.

Capa de Trabalho ABNT – Como Confeccionar Seguindo as Regras Corretamente

Existe um antigo ditado muito famoso por aí que diz o seguinte: “Não julgue um livro pela sua capa”, você certamente já o escutou não é verdade?

Mas quando se trata de apresentar um trabalho bem feito e de já conquistar a quem o for ler, esse ditado não vale muita coisa não e não deve ser seguido, pois ao confeccionarmos nossos trabalhos escolares ou acadêmicos, é de fundamental importância ter muito capricho e total cuidado com a apresentação do mesmo, pois tenha a certeza que uma capa muito bem feita já cria uma enorme expectativa para o conteúdo do trabalho em si e te faz conquistar muitos pontos positivos.

Porém, lembre-se sempre que um trabalho escolar ou acadêmico não é só analisado por sua capa, isso não basta, o conteúdo do mesmo é tão importante quanto a apresentação da capa e por isso deve ser sempre de altíssima qualidade também, pois é nele que você demonstrará todo seu conhecimento sobre aquele determinado assunto que está sendo abordado. Evite portanto aquele famoso “ctrl + c e ctrl + v” da internet.

Para começar a desenvolver sua capa de trabalho ABNT, sua primeira preocupação deverá ser sobre o que exatamente escrever e onde escrever na capa. Deste modo, busque no topo da página escrever de forma centralizada o nome da sua instituição de ensino por extenso, seja ela escola, faculdade, escola técnica, entre outros.

Logo abaixo do nome da instituição de ensino escrito por extenso, coloque a sigla da mesma caso ela tenha utilizando o modo “negrito”. Abaixo listamos dois modelos como exemplos desses passos iniciais:

Modelo 1:

“Escola Estadual Ernani José da Silva”

E.E.E.J.S

Modelo 2:

“Faculdade Tecnológica de São Paulo”

FATECSP

Após isso, agora já no centro da capa, escreva o título do tema do trabalho. Neste passo procure sempre que possível encontrar um nome criativo para o trabalho e que o resuma bem, destacando-o no centro da página como mostra o exemplo abaixo:

Exemplo:

“Trabalho de Geografia”

BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL

Uma dificuldade comum e recorrente entre os estudantes, inclusive os de nível superior, é não saber escrever corretamente ou não redigir um texto claro e conciso, fato que os fazem perder muitos pontos importantes em diversas ocasiões.

Por isso, se você deseja obter mais dicas para melhorar o conteúdo do seu trabalho, leia um artigo que preparamos sobre como fazer corretamente redações dissertativas, dicas estas que te ajudarão muito em algum momento de sua vida escolar, acadêmica ou profissional com toda certeza.

Dito isso, voltemos para a confecção da nossa capa de trabalho ABNT, assim, lembre-se de colocar abaixo do título, alinhado na direita, seu nome, seu número de classe ou R.A. (Registro acadêmico), o nome da matéria cursada e é claro o nome do professor responsável por esta matéria.

Na porção inferior da capa, você deverá colocar de modo centralizado a data e o local, como mostra o exemplo sugerido abaixo:

Exemplo:

“Julho – 2014

Salvador – Bahia”

Mais Modelos de Capas Prontas

Reunimos na sequência mais algumas capas já prontas para que você se inspire e faça a sua ou mesmo que apenas troque as informações contidas com seus dados, confira:

Para aprender na prática, encontramos na internet este vídeo com mais excelentes dicas, assista-o e tire todas as suas dúvidas:

Caso tenha restado alguma dúvida ou dificuldade, nos escreva um comentário abaixo, pois rapidamente entraremos em contato para responder a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *