Carta de Apresentação Para Emprego – Modelos de Como Fazer

Carta de Apresentação Para Emprego

Conquistar um bom emprego em uma empresa conhecida e assim poder construir uma carreira de sucesso é sem dúvida alguma o sonho de todo profissional, porém sabemos que a cada dia se torna mais difícil realizar este objetivo, por conta por exemplo das exigências cada vez maiores e da alta concorrência.

Por conta disso, é fundamental que os profissionais lancem mão de todas as ferramentas existentes possível para facilitar sua vida e é claro, fazer com que ele se destaque em meio à grande multidão de pessoas.

Em um artigo anterior, trouxemos importantes dicas sobre como fazer um bom currículo e assim atrair a atenção dos selecionadores para você. Nossa dica hoje segue este mesmo caminho, porém, trata de um tema diferente, que é como fazer uma carta de apresentação para emprego.

É claro que os currículos devem ser feitos de forma sucinta e direta, porém, enviar uma carta como esta para as empresas pode ser sim um grande diferencial, mas é preciso saber em quais momentos enviar e como fazê-la corretamente.

De modo geral, esta carta deverá ser elaborada em situações onde o candidato à uma vaga envia seu currículo por e-mail, em sites de empregos ou então no momento em que ele está preenchendo um formulário online naqueles famosos “Trabalhe Conosco”, onde geralmente encontramos um espaço específico para o candidato se apresentar.

Muitas pessoas tem dúvidas sobre o que relatar ou descrever nesta carta ou nesses espaços, portanto, se esta for sua dúvida, saiba que sua principal função é auxiliar o “marketing pessoal”, ou seja, mostrar de forma resumida quem é você, destacando experiências, qualificações e qualidades que podem contribuir com a empresa em questão.

É válido dizer ainda que a carta de apresentação para emprego é muito controversa, pois se algumas empresas simplesmente às ignora, outras lhe dão muito valor e podem ser decisivas no processo de seleção.

O importante é ser breve e sucinto, não ultrapassando mais do que 3 ou 4 parágrafos para a descrição do seu perfil profissional.

Carta de Apresentação Para Emprego – Mais Dicas Gerais de Como Fazer

Evite de todas as formas cometer erros básicos que podem na verdade te descartar automaticamente do processo seletivo, como cometer erros de Português, destacar pontos negativos em seu perfil ou formação, como por exemplo dizer que não fala uma segunda língua ou não tem experiência profissional.

Ao invés disso, destaque por exemplo sua participação ativa na vida acadêmica, projetos que participou que demonstrem seu perfil de ter iniciativa, trabalhos voluntários, dentre muitos outros pontos que podem contribuir e chamar atenção para você.

Dicas Práticas Para Elaborar a Carta

Para não nos estendermos muito, confira na sequência algumas dicas práticas sobre como elaborar sua carta de apresentação para emprego e assim ficar mais próximo de uma excelente colocação no mercado de trabalho:

  • Coloque o nome e o cargo da pessoa – ou o departamento – para quem a carta será enviada. Caso seja um site de empregos e não tenha a informação referente ao nome da empresa ou do empregador, coloque: Caro recrutador / Caro Empregador;
  • Se tiver sido divulgado no anúncio, coloque o nome da empresa (tenha certeza de que ele está correto) para personalizá-la e mostrar que você sabe com quem está falando;
  • Coloque suas características profissionais e pessoais que chamem a atenção do empregador para a vaga pretendida;
  • Reforçando que sua carta deverá ser bem sucinta, em tom formal e objetivo, devendo ainda ser escrita em papel A4 branco, em caso de entrega, ou enviada por e-mail, junto com o currículo;
  • Sempre assine a carta no final, com seu nome e telefones para contato;
  • No primeiro parágrafo coloque o motivo que está enviando o currículo, a área que deseja atuar e o seu interesse pela posição;
  • Já no segundo parágrafo mencione sua formação acadêmica, evidencie suas qualidades, competências e objetivos, com a finalidade de chamar a atenção de empregador;
  • Por fim, no terceiro parágrafo, fique à disposição para uma possível entrevista.

 Exemplos e Modelos de Cartas de Apresentação Prontas

Para facilitar ainda mais sua vida, reunimos abaixo alguns exemplos de cartas de apresentação já prontas, leia atentamente cada uma delas e use aquela que mais se adequar ao que você precisa, ou então, use como inspiração para elaborar a sua.

Modelo 1

Prezado(a) Senhor(a)

Conforme a indicação da Sra. Fulana de Tal, envio meu currículo para apreciação.

Há três anos atuo na área de comunicação da empresa (nome da empesa), desenvolvendo trabalhos de consultoria na área educacional e também na organização de eventos em diversos segmentos empresariais.

Neste momento, busco novos desafios no mercado, visando o desenvolvimento de um trabalho objetivo e gerador de resultados, de forma a possibilitar crescimento qualitativo e quantitativo para os envolvidos.

Agradeço a atenção e coloco-me ao inteiro dispor para contato pessoal.

Nome Completo

Telefone para contato

Modelo 2

Prezados Senhores,

Em busca de nova proposta de trabalho na área de Propaganda e Marketing, apresento-lhes meu currículo anexo.

Entre minhas características básicas encontram-se: adaptabilidade, bom humor, dinamismo, responsabilidades, perfeccionismo, dedicação ao trabalho e bom relacionamento interpessoal.

Informo ainda que estou disponível para viagens, de acordo com a necessidade da organização.

No aguardo de contato, coloco-me à disposição para prestar-lhes mais esclarecimentos.

Atenciosamente,

Nome completo

Telefone para contato

Modelo 3

Prezados Senhores,

Estou à procura de novos desafios profissionais na área de Recursos Humanos e acredito que sua empresa possa ter interesse por minhas qualificações.

Sou graduada em Comunicação Social, com pós-graduação em Administração.

Atuo na área de Recursos Humanos há nove anos, com destaque para o desenvolvimento e coordenação de atividades de treinamento, tendo inclusive obtido a certificação ISO-9001.

Envio anexo o meu currículo para fazer parte de seu banco de dados e coloco-me à disposição para uma entrevista pessoal, quando poderei fornecer mais informações sobre minha experiência profissional.

Cordialmente,

Nome completo

Telefone para contato

Modelo 4

Sr. Fulano de Tal

Diretor

Nome da empresa

Endereço

Cidade – Estado

Prezado Sr. Fulano de Tal,

Sou executivo de Assuntos Corporativos e Comunicação Empresarial com carreira em escritórios de advocacia e na empresa (nome da empresa), onde adquiri sólida experiência em relações com a imprensa, clientes, órgãos de defesa do consumidor, gestão de produtos, suporte a desenvolvimento de agências e postos de serviços, análise de concorrência, formação e liderança de equipes, interface entre banco e empresas seguradoras e de cartões de crédito e áreas administrativas.

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, tenho pós-graduação em Comunicação Social.

Visando posições em empresas suas clientes, encaminho meu currículo e estarei à sua disposição para um contato pessoal e informações adicionais sobre minha carreira.

Atenciosamente,

Nome da pessoa

Telefone para contato

Esperamos ter lhe ajudado com estas dicas, e se tiver restado qualquer dúvida, nos escreva um comentário abaixo que rapidamente responderemos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *