Como Acabar com as Espinhas de Forma Rápida e Natural

Como Acabar com as Espinhas

Um problema que afeta a vida de milhares de pessoas e que causa muitos aborrecimentos as mesmas, principalmente nas interações sociais, é sem dúvida alguma as espinhas, também conhecidas como acne.

A acne nada mais é do que uma inflamação das glândulas sebáceas, porém, este acometimento não tem somente uma causa provocadora para o aparecimento das espinhas, que podem portanto estarem ligadas à alimentação, ao estresse, predisposição genética, fatores hormonais, entre algumas outras possibilidades.

Ainda, é sabido que as espinhas podem surgir em apresentações de diferentes graus, variando de pessoa para pessoa, se manifestando ainda em pessoas de quase todas as idades, porém, o maior acometimento mesmo é em jovens e adolescentes.

A maior manifestação em pessoas desta faixa etária se dá principalmente por conta das glândulas hormonais estarem em desenvolvimento, fato que aumenta a oleosidade da pele, um dos fatores provocadores das temidas manchas na pele.

O problema como vimos é sim muito comum, porém exige assim que começarem as manifestações alguns cuidados básicos, visando evitar que isso se torne um problema mais grave, principalmente estético, já que como vimos antes, quando negligenciadas, as espinhas podem causar manchas terríveis na face.

Se lhe interessar, já escrevemos um artigo com algumas dicas gerais sobre como tratar manchas no rosto, leia-o para conferir as sugestões.

O ideal é procurar rapidamente um dermatologista, que saberá indicar quais os cuidados e produtos a serem utilizados para resolver ou minimizar o problema. Porém, se você deseja saber como acabar com as espinhas de forma rápida e natural, em casa mesmo, utilize uma das centenas de receitas caseiras para atacar o problema.

Na sequência listamos uma série de dicas que reunimos pesquisando que podem colaborar para diminuir o problema. Confira às dicas:

Como Acabar com as Espinhas em Casa – Encontre Excelentes Dicas e Truques

Mamão Papaia

Amasse metade da polpa de um mamão papaia, formando uma pasta. Na sequência passe por todo rosto, deixando descansar por 20 minutos. Para retirar, use água corrente.

Batata Crua

Corte um pedaço de batata e coloque sobre a espinha ou cravo. Deixe agir por 20 minutos, em seguida, lave o rosto com água fria.

Ameixa

Ferva 6 ameixas e estando elas ainda quentes, triture-as. Espere o creme ficar em temperatura ambiente para passar nas regiões afetadas pela acne. Depois de aplicar, cubra a pele com gaze de algodão.

Deixe agir por 15 minutos e enxágue com água fria. Assim como as amoras, a ameixa tem licopeno, antioxidante auxiliar no tratamento da acne.

Arroz Agulhinha

Coloque uma xícara (de chá) de arroz agulhinha cru de molho em duas xícaras (de chá) de água mineral de um dia para o outro. No dia seguinte, na parte da manhã, use a água do cereal para lavar o rosto. Repita o processo diariamente, pelo menos três vezes ao dia.

Pétalas de Rosas Brancas

Ferva 500 ml de água filtrada e adicione cinco pétalas de rosas brancas.  Abafe por dez minutos e, em seguida, coe. Logo após, coloque três gotas de própolis. Essa água, em temperatura ambiente, deve ser usada para lavar o rosto afetado pela acne.

Feijão Branco

Coloque 50 gramas de feijão branco de molho no vinagre, da noite para o dia. Após isso, retire o feijão e triture-o com água, formando uma pasta. Ela deve ser aplicada diretamente na acne por 30 minutos, sendo retirada com água abundante.

Amido de Milho com Kiwi

Misture uma colher (de sopa) de amido de milho, uma colher (de chá) de bicarbonato de sódio e meio kiwi.  Aplique a mistura por todo rosto e deixe secar por 20 minutos. Em seguida, lave com água morna.

Pasta de Amoras

Cozinhe meia xícara (de chá) de amoras maduras com um copo (tipo americano) de água filtrada durante dez minutos. Depois, deixe esfriar. Para aplicar, cubra o rosto com gaze e sobreponha a pasta de amoras protegendo a região dos olhos. Retire com água fria após 15 minutos.

Papa de Aveia com Água de Rosas

Misture uma xícara (de chá) de farinha aveia com um copo (tipo americano) de água de rosas. Com a papa formada, aplique nas áreas afetadas e deixe agir por aproximadamente 15 minutos. Retire a mistura com água fria.

Máscara de Fubá e Própolis

Misture duas colheres (de sopa) de fubá, seis gotas de própolis e quatro colheres (de sopa) de água mineral. Passe a máscara massageando a pele. Deixe descansar por 20 minutos e retire com água corrente.

Mistura de Folhas de Coentro e Açafrão

Junte um copo (tipo americano) de água de rosas com folhas de coentro e açafrão até conseguir consistência de papa. Aplique esse mistura na região afetada e deixe agir por 15 minutos, depois retire com água fria.

Mel e Canela

Misture uma colher (de sopa) de mel, uma pitada de canela, uma colher (de chá) de bicarbonato de sódio e água – o suficiente para formar uma pasta.  Aplique no rosto e deixe agir de 10 a 15 minutos e depois lave bem.

Alho

Esfregue um dente de alho cru e descascado sobre a espinha várias vezes ao longo do dia.

Clara de ovo

Misture uma clara de ovo com um copo (tipo americano) de água filtrada. O creme deve ser aplicado no seu rosto durante 15 a 20 minutos, e depois retirado com água corrente.

Casca de Laranja

Faça uma mistura com meio copo (tipo americano) de água e casca ralada de laranja. A solução caseira deve ser usada para lavar o rosto à noite.

Açúcar e Mel

Misture uma colher (de sopa) de açúcar cristal com uma colher (de sopa) de mel. Passe a papa no rosto com movimentos circulares leves e retire com água corrente.

Aveia e Mel

Junte duas colheres (de sopa) de aveia em flocos com duas colheres (de sopa) de mel. Feito isso, passe na face com movimentos circulares. Em seguida, retire a máscara com água filtrada.

Morangos e Vinagre

Amasse quatro morangos em um copo (tipo americano) de vinagre de maçã. Use a mistura como máscara facial, deixando agir por 15 minutos. Ela pode ser aplicada até três vezes por semana, à noite.

Pepino

Amasse um pepino até virar creme e aplique sobre a pele do rosto diariamente.

Noz-Moscada

Aplique dez gramas de noz-moscada nas espinhas e deixe agir durante duas horas. Isso faz com que a acne desapareça sem deixar marcas na pele.

Mais Algumas Dicas Práticas de Cuidados

Se você quer evitar o surgimento da acne, prevenindo seu surgimento ou mesmo saber como acabar com as espinhas já instaladas, veja mais algumas dicas práticas de cuidados pessoais que são vitais:

  • Jamais esprema qualquer espinha, para não piorar o quadro
  • Cuide de sua alimentação, evitando comidas gordurosas e dê preferência por verduras e legumes
  • Mantenha sempre sua pele limpa, retirando maquiagem, produtos e a sujeira acumulada mesmo constantemente
  • A troca constante da roupa de cama e banho também é fundamental, pois elas acumulam sujeira que podem contribuir com o aparecimento da acne
  • Evite cortes de cabelo que deixam os fios em contato direto com a pele, pois eles podem transferir a oleosidade do couro cabeludo para o rosto
  • Dê preferência por cosméticos não oleosos
  • Evite cicatrizes e manchas na pele procurando rapidamente um dermatologista para um tratamento específico e individual ao seu caso

Eram essas as dicas que gostaríamos de dividir com você sobre como acabar com as espinhas, esperamos que sejam uteis, mas recomendamos mais uma vez, que o ideal é procurar um profissional especializado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *