Como Acabar Com as Olheiras ou Disfarça-las com Diversos Truques

São muitos os favores que podem provocar aquelas tão indesejadas marquinhas ao redor de nossos olhos, as populares olheiras, que convenhamos, tem o “poder” de transparecer para qualquer pessoa uma fisionomia e aparência cansada.

Este problema tão incomodo e também muito corriqueiro, acontece por conta do resultado da ação da melanina, pigmento que dá cor à nossa pele. Em grande parte dos casos existe normalmente uma tendência genética, já em muitos outros, o problema é causado pela dilatação dos vasos da área dos olhos, o que faz com haja mais sangue na região, reforçando a pigmentação.

Alguns fatores podem contribuir para aparição ou aumento das olheiras e entre os principais deles estão: insônia constante ou mesmo apenas uma noite mal dormida, fadiga, estresse, fumo, alergias, rinites, entre muitos outros fatores.

É comum ainda aparecer olheiras em mulheres durante a fase pré-menstrual e durante a gravidez, isso porque as pálpebras podem ficar mais esbranquiçadas, devido à deficiência de ferro, aumentando o incomodo.

Se você por qualquer que seja o motivo tem apresentado muitas destas indesejáveis manchas no rosto, confira na sequência algumas excelentes dicas que reunimos sobre como acabar com as olheiras ou ao menos disfarça-las muito bem.

Como Acabar Com as Olheiras – Truques e Dicas Infalíveis

Compressa de Chá de Camomila ou Chá Verde

As substâncias presentes no chá de camomila possuem uma conhecida ação calmante e anti-inflamatória, fato que pode colaborar sensivelmente na diminuição daquele aspecto arroxeado ao redor dos olhos.

As compressas que sugerimos aqui devem ser realizadas frias por conta da ação de vasoconstrição (contração dos vasos sanguíneos). Utilize para isso um produto mais concentrado para obter melhores efeitos e antes de aplicar a compressa no local, o chá e os saquinhos com a erva (que irão cobrir seus olhos) devem ir ao freezer por alguns instantes.

Compressa de Chá de Camomila ou Chá Verde

Aplique o produto na região afetada por cerca de 10 minutos, lembrando que você deve estar deitada e com a cabeça elevada, numa posição que estimule os vasos a voltar ao tamanho normal, reduzindo o inchaço e amenizando a coloração arroxeada característica do local.

Compressa de Leite e Mamão

Faça um creme misturando meio mamão papaia com 100ml de leite (desnatado para peles oleosas, integral para peles secas). Após bater tudo no liquidificador, aplique o “creme” diretamente sobre a região afetada ou utilize uma gaze se preferir.

Deixe o produto agir na pele por aproximadamente 15 minutos e lave tudo muito bem na sequência. Se puder, utilize este tratamento caseiro ao menos uma vez por semana pois você terá excelentes resultados rapidamente.

Compressa de Leite e Mamão

O sucesso da mistura está no fato do leite ser rico em ácido lático, substância que hidrata, renova e clareia a pele e o mamão é rico em papaína, uma enzima capaz de promover renovação de todo tecido da pele daquela região.

Pepinos e Batatas

Use pequenas rodelas de pepino na região das olheiras pois este produto pode tanto ajudar a combater o problema já instaurado bem como prevenir que as mesmas apareçam, pois ele tem em sua composição 90% água e 10% de vitamina C e ácido fólico, eficientes regeneradores celulares.

Compressa de Pepinos

Portanto, tanto o pepino quanto a batata tem ação vasoconstritora, o que provoca melhora instantânea das olheiras.

Promova Massagens Tópicas

Massagens Tópicas

Além da sensação de relaxamento, uma massagem feita corretamente, como por exemplo uma drenagem linfática facial 2 vezes ao dia, pode diminuir o edema da região, contribuindo para redução do problema. Veja como fazer:

  • Inicie com o dedo anular, deslizando com suavidade e leve pressão, indo do canto interno da pálpebra superior para o externo;
  • Depois, comece novamente do canto interno dos olhos, mas na parte inferior, e vá em direção ao canto externo. A massagem deve começar no canal lacrimal (localizado no canto interno) e terminar na outra extremidade;
  • Finalize dando leves batidinhas na região com a ponta do dedo indicador e do dedo médio, alternadamente.
  • Assim que acabar os movimentos, fechar os olhos e, com o dedo anular, pressione o canal lacrimal por dez segundos, fazendo um pequeno círculo.

Reduza Ingestão de Sal

De forma geral todos nós já sabemos que o sal em excesso pode ser causador de muitos problemas para a nossa saúde em geral não é mesmo? Isso acontece porque o sódio presente no sal é um dos principais culpados pela retenção de líquido.

Reduza Ingestão de Sal

E é justamente esta característica de retenção de líquidos que colabora para piorar o aspecto das olheiras, deixando a região inchada.

Reduza Ingestão de Bebidas Alcoólicas

Reduza Ingestão de Bebidas Alcoólicas

Da mesma forma que o sal, o álcool é um dos grandes vilões da retenção de líquido, isso porque ele tem a característica de “puxar” a água, deixando-a retida nas células, o que leva ao aspecto inchado e empapuçado debaixo dos olhos.

Por isso, reduza consideravelmente o consumo do produto e aposte ainda mais no “excesso” de água para combater o prejuízo já instalado.

Realize Lavagens Constantes com Água Fria

Lavagens Constantes com Água Fria

A água em estado morno promove vasodilatação no rosto, o que pode até mesmo contribuir para o surgimento ou aumento das olheiras, portanto, sempre que for lavar o rosto, utilize água fria ou gelada, pois a mesma provoca vasoconstrição dos vasos, amenizando os problemas de olheiras.

Hidratação

Pele Hidratada

Além de mais bonito, um rosto com a pele bem hidratada é mais fácil de combater ou disfarçar as olheiras. Isso acontece porque nossa pele ao redor dos olhos é muito fina e pouco espessa, fato que deixa mais aparente os vasos faciais dessa área, deixando a área com a aparência arroxeada.

Tenha Ótimas Noites de Sono

Ótimas Noites de Sono

Com certeza você já sabe que uma noite mal dormida apenas já basta para que as indesejadas olheiras apareçam não é mesmo, isso acontece porque é durante o sono que a pele se regenera.

Assim, sem um sono de qualidade, nossa pele não é capaz de se recuperar perfeitamente. De acordo com os especialistas, uma noite de sono de 8 horas diárias é essencial para restauração completa dos tecidos.

Corretivos

Vimos anteriormente diversas opções muito boas sobre como acabar com as olheiras, agora em uma situação de emergência que é necessário esconder rapidamente as mesmas, o que fazer?

Sem dúvidas a melhor solução existente é escolher uma das diversas opções de corretivos oferecidos no mercado, que podem ser líquidos, cremosos, em forma de bastão, lápis, dos tradicionais, dos que se encaixam no tom de pele, existem aqueles coloridos, entre muitos outros.

Corretivos

Para disfarçar perfeitamente as olheiras portanto, apele por exemplo para um corretivo amarelo, pois independente da cor deste tipo de corretivo, o resultado obtido é o do próprio tom de pele, sendo que você pode ainda finalizar com uma camada de corretivo de sua cor.

Bom, esperamos que as dicas que reunimos aqui sejam de alguma forma uteis para você, mas caso tenha restado dúvidas, nos envie um comentário abaixo que rapidamente responderemos a todos nossos leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *