Como Conseguir um Emprego Novo em Meio à Crise do Brasil

Até bem pouco tempo atrás o Brasil vivia a realidade do “pleno emprego”, ou seja, existia a geração de milhões de empregos todos os anos e assim o nível de desemprego era muito baixo, com números recordes inclusive.

Porém, já não é esta mais a realidade do mercado brasileiro atualmente, e assim, com a crise econômica vivida atualmente, milhões de trabalhadores se encontram desempregados hoje em dia e tais números tendem a crescer assustadoramente.

Mas em tempos como este é possível se manter empregado, ou melhor, conquistar uma nova oportunidade no mercado, visto que existe um número cada vez maior de profissionais procurando uma nova vaga?

O que os candidatos precisam fazer para conseguir se destacar em meio a esta grande multidão e assim chamar a atenção dos recrutadores para si, sendo escolhido para uma oportunidade no meio de tantos profissionais altamente qualificados e especialistas naquela área?

Com objetivo de te auxiliar neste momento, se for este o seu caso, reunimos diversas dicas de especialistas do setor de Recursos Humanos sobre como conseguir um emprego em meio a esta crise que assola a economia do Brasil atualmente e faz com que tantas pessoas percam seus empregos.

Como Conseguir um Emprego – Dicas Práticas e Fundamentais Para Sua Recolocação

1 – Mantenha seu Currículo Atualizado

Seu primeiro passo é elaborar um documento completamente novo, que seja chamativo e convidativo para que os recrutadores leiam-o com toda atenção.

Desta forma, informe todos seus últimos cursos, experiências e sempre que necessário, atualize seu currículo cadastrado no banco de talentos das empresas, pois, inclusive, as atualizações frequentes são um dos critérios para o bom ranqueamento em tais sites.

Convenhamos que não é nada atrativo estarmos em 2016 quase, e seu currículo trazer informações profissionais suas somente até 2010. Não dá não é verdade?

Se tiver dúvidas sobre como fazer um bom currículo, que seja atraente aos olhos dos selecionadores e que contenha todas as informações necessárias, confira um artigo anterior que fizemos sobre o tema.

2 – Não “Atire” em Todas as Direções

É claro que a demora na recolocação e a necessidade façam com que os candidatos passem a querer explorar outras áreas diferentes de sua carreira ou área de formação.

Porém, todos os especialistas são unânimes em dizer que sair fora do seu foco realmente e “atirar” para outras áreas tem efeito prático muito pequeno, sendo quase impossível conquistar uma vaga, tendo em vista que a probabilidade de pessoas mais preparadas estarem disputando tal vaga é muito grande.

Este fato só irá contribuir negativamente em sua busca, pois causará ainda mais frustração.

3 – Busque o Autoconhecimento

Tente identificar quais são suas maiores habilidades e principais talentos, pois desta forma você poderá dar ênfase sobre aquilo que já está bom e é claro, melhorar aquela característica profissional que você julgar que seja necessário mudar.

4 – Procure uma Recolocação em uma Empresa que você se Identifique

Aqui falamos novamente que o “atirar” para todos os lados não vale tanto a pena, pois mesmo que você conquiste um emprego em um local que não tenha “sua cara”, certamente em pouquíssimo tempo você estará totalmente desmotivado a prosseguir.

Busque portanto empresas que tenham tudo a ver com sua cultura e valores pessoais, pois as mesmas também estão em busca de profissionais desta forma, com suas características, e você certamente será encontrado brevemente.

5 – Atualize também sua Formação Profissional

Uma coisa que podemos aprender com as outras crises que já passamos é que elas não são eternas, são momentos de dificuldades somente, por isso, aqueles profissionais antenados devem aproveitar que se encontram com algum tempo livre para se atualizar em sua área de atuação, fazendo cursos, participando de palestras, workshops, oficinas, entre outros.

Com a advento da internet, hoje em dia não faltam opções gratuitas de cursos online ou opções de sites para que você procure cursos grátis em diversos locais.

6 – Conte com seus Colegas e Amigos

Existe uma máxima entre muitos profissionais que para conquistar um emprego naquela determinada empresa só mesmo tendo uma “cunha” ou um “QI” elevado (Quem Indica).

De certa forma isso não deixa de ser uma verdade, portanto, se você tem um ótimo networking (rede de amigos e colegas de profissão) bem empregados, não custa nada contar com a ajuda dos mesmos para apresentar você para empresa ou entregar em mãos seu currículo não é mesmo?

7 – Conte com os Centros de Recolocação Profissional, Agências de Mão-de-Obra e Sites Especializados

Se antigamente precisávamos andar muito para entregar currículo de porta-em-porta de empresas e agências de recolocação, hoje em dia contamos com a internet para facilitar nossas buscas.

Desta forma, sempre que possível, continue entregando seus currículos pessoalmente em tais lugares, porém, utilize a internet como parceira nesta luta, cadastrando suas informações profissionais em sites especializados, como por exemplo o Catho, Vagas.com, entre tantos outros.

Escrevemos recentemente um post dando dicas sobre como se cadastrar corretamente em tais sites, confira clicando aqui.

8 – Prepare-se para a entrevista, conhecendo bem a Empresa

Apesar do número de vagas ser mais escasso atualmente, elas ainda existem e são criadas novas todos os dias. Por isso, caso você seja chamado para uma entrevista, demonstre interesse e conhecimento sobre aquela empresa, sabendo pelo menos informações básicas sobre o ramo de atuação, clientes, seus produtos, entre outras.

Bom, estas foram algumas dicas simples porém muitos importantes sobre como conseguir um emprego novo em meio a atual crise da economia brasileira.

Esperamos que as dicas reunidas aqui te auxiliem de alguma forma a conquistar uma nova colocação no mercado de trabalho e nos colocamos a disposição para responder qualquer dúvida que tiver restado sobre o tema. Para isso, nos envie um comentário abaixo, pois responderemos na sequência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *