Como Falar em Público – Dicas de Oratória Para Perder Timidez

Como Falar em Público

Saber se comunicar bem é com toda certeza um passo fundamental e grande diferencial para qualquer profissional que deseja alcançar uma posição de destaque, seja no mercado de trabalho quando o mesmo está em busca de uma nova oportunidade ou mesmo para ser promovido em sua atual empresa.

Muitas pessoas não se atentam a isso, mas no decorrer dos nossos dias, nós interagimos e nos comunicamos com diversas pessoas e de diferentes maneiras e formas.

Além da própria fala, a escrita, a linguagem de sinais, as expressões faciais e posturais, entre outros, tem o poder de transmitir aquilo que estamos pensando ou desejando, por isso mesmo, é fundamental ter uma excelente comunicação inter-pessoal.

Porém, apesar de tudo o que foi dito, é necessário constantemente aprimorarmos esta qualidade, ainda mais em situações onde nossa profissão ou nossa vida acadêmica exige que tenhamos tal qualidade para saber como falar em público e se fazer entender.

Mas se você é mais uma daquelas pessoas que quando precisam falar em público, mesmo que para uma pequena platéia, já se desespera, começa sentir as mãos a suarem e a tremerem, sua voz falha, o conteúdo da apresentação desaparece completamente da cabeça, entre outras manifestações, não se preocupe, primeiro porque este é um problema que afeta muita gente e outra porque esta é uma competência que você pode adquirir, com muita dedicação e treinamento correto.

Visando te ajudar a superar esta dificuldade, seja ela causada por qualquer que seja o motivo, reunimos na sequência abaixo importantes dicas que podem fazer toda a diferença em sua vida acadêmica, profissional ou onde mais quer que você precise falar em público.

Como Falar em Público – Confira Dicas Práticas e Que Fazem Toda Diferença

Antes de mais nada, é interessante listarmos quais são as principais causas que fazem algumas pessoas sentirem dificuldade ou entrar em pânico em momentos de apresentação em público:

  • Nervosismo
  • Timidez
  • Ansiedade
  • Falta de Concentração

Sabendo quais são as principais causas do problema, fica mais fácil reconhecermos eles em nós mesmos e assim propor algumas soluções simples e muito eficientes.

1 – Falar em Público é um Privilégio, não uma Tortura

Apesar de parecer intimidador no início, ainda mais quando não se tem experiência, falar em público pode ser uma grande oportunidade de transmitir um conhecimento ou mensagem para alguém e é claro, ser reconhecido por isso.

Sendo assim, comece a focar nisso, pois esta mudança de mentalidade pode fazer toda diferença para que você se acalme e fique mais confiante.

2 – Conheça o Local da Apresentação e o Perfil dos Expectadores

Para não preparar uma apresentação que simplesmente não tem como ser apresentada (por exemplo uma apresentação em PowerPoint sem os recursos necessários), é fundamental saber como é o local e qual a estrutura o mesmo oferece para você se antecipar e vir bem preparado.

Conheça também o público para o qual vai falar, saiba qual seu perfil, pois assim você poderá se preparar para a linguagem correta a ser usada para “ganhar” a platéia.

3 – Prepare-se e Domine o Assunto

Como durante algum tempo você estará a frente e em evidência, é fundamental dominar aquele assunto que está tratando, ainda mais se vierem perguntas do público.

Treine muito o conteúdo, tente antecipar possíveis questionamentos e o principal de tudo: não tente decorar as palavras que vai usar, o correto é utilizar tópicos na apresentação e “decorar” somente sua linha de raciocínio, fluência e a mensagem chave de cada tema.

4 – Apresente-se de Forma Adequada à Ocasião

Como dissemos inicialmente, nossa comunicação se faz de diversas formas, por isso, opte por roupas e penteados adequados para cada uma das situações. O motivo principal para isso é que você transmita uma imagem segura e de autoconfiança desde o primeiro momento.

5 – Chegue Pontualmente ou Mesmo de Forma Antecipada

Procure chegar no local alguns instantes antes da grande massa de pessoas chegar. Fique ali observado o cenário, as pessoas, suas expectativas, se aproxime de algumas delas se possível e se apresente como orador da noite, pois isso ajudará a quebrar um pouco o gelo, pois você estará falando com pessoas e não para elas.

6 – Não se Afobe nem Corra com a Apresentação

Este nervosismo e ansiedade inicial tende a durar pouco tempo inicialmente, mas com o fluir da apresentação, tende a desaparecer se você domina o assunto.

Mas se demorar e persistir o nervosismo, faça pequenas pausas, respire fundo, tome um copo de água, isso serve para recompor seus pensamentos e linha de raciocínio, e é claro, se acalmar.

7 – Não se Desespere se Cometer Algum Deslize

Por mais preparado que você esteja, certamente em algum momento você perderá sua linha de raciocínio ou deixará passar alguma informação importante.

Mas não se estresse por isso, tente manter a calma e a confiança, pois tudo isso faz parte do seu aprendizado, e certamente com o tempo, você aperfeiçoará e dominará esta habilidade que é saber como falar em público.

Estas foram algumas dicas básicas que gostaríamos de compartilhar com você sobre este tema, se precisar se aprofundar mais, aconselhamos ainda que você faça um curso de oratória ou então aulas de teatro, que são excelentes para perder a timidez excessiva.

Por fim, recomendamos que você assista o vídeo abaixo, pois o mesmo trás ainda mais dicas fundamentais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *