Como Fazer Uma Boa Redação – Encontre Dicas Fundamentais

Como Fazer Uma Boa Redação

No mundo competitivo em que vivemos atualmente, precisamos a todo momento demonstrar nossas habilidades e capacidades em diversas situações do dia-a-dia, seja no trabalho, na escola e nos demais ambientes em que convivemos.

E uma das formas mais comuns de demonstrarmos nosso conhecimento de mundo e domínio sobre diversos assuntos, é através da confecção de uma redação.

Seja nos vestibulares, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos concursos públicos, numa entrevista de emprego, entre outros locais, as redações são sempre pedidas, sendo decisivas para a aprovação ou não dos candidatos naquela determinada vaga em disputa.

E é justamente por conta disso que muitos se desesperam quando precisam escrever sobre um tema qualquer estabelecido. A dificuldade é tanta, que mesmo tendo domínio sobre aquele assunto, a grande maioria das pessoas não conseguem passar suas ideias e conhecimentos para o “papel”, ficando totalmente frustradas.

Mas se esta é também sua dificuldade, acalme-se, pois para saber como fazer uma boa redação você não precisa ser um grande gênio ou ter um talento diferenciado para as letras. Aprendendo algumas regrinhas básicas de como a redação deve ser confeccionada, você certamente fará ótimos textos.

Reunimos abaixo algumas destas excelentes dicas que poderão fazer toda a diferença em sua escrita, e é claro, no seu objetivo final, que ser aprovado no concurso, no Enem, no emprego, no vestibular ou onde quer que se tenha uma redação como critério de avaliação.

Como Fazer Uma Boa Redação – Dicas Práticas e Básicas Que Fazem Toda Diferença

Antes de mais nada precisamos começar dizendo que uma ótima redação é aquela que oferece ao leitor uma momento prazeroso de leitura, que seja natural, fácil de ser compreendida, e é claro, que seja tão interessante que prenda a atenção do seu leitor.

A primeira e talvez principal dica que poderíamos dar para que você comece a dominar a “arte da escrita” é criar justamente o hábito da leitura, pois desta forma você terá maior compreensão da língua e de suas regras, além de aumentar seu vocabulário.

Agora sim, confira outras dicas que também podem fazer toda diferença em seus textos:

1 – Seja Simples

Se você deseja ou precisa escrever um texto mas não tem total domínio das normas cultas da língua nem de suas regras, procure ser o mais “simplista” possível (lembre-se: nessa situação menos é sempre mais).

Utilize palavras e construções de frases que lhe sejam conhecidas e adequadas, pensando até mesmo ao leitor final que você quer atingir.

Lembre-se principalmente de “amarrar as frases”, ou seja, organizar as ideias para que o contexto tenha um sentido claro, evitando mudar de assunto ou fugir do tema principal.

2 – Escreva com Clareza

O mais importante em uma redação, que normalmente são curtas, compostas de poucos parágrafos, é ser totalmente claro, ou seja, fazer suas ideias serem totalmente entendidas pelo leitor.

Ao escrever um texto, independente do tema, na maioria das vezes você está emitindo sua opinião e visão sobre ele, por isso, busque ser o mais claro para ser entendido facilmente.

3 – Seja Objetivo

Escrever muitas linhas somente para atingir um determinado número de parágrafos pré-determinado, mas que não tenha conteúdo ou ligação com o texto é totalmente desnecessário.

Você deve tentar, pelo contrário, expressar o máximo de conteúdo possível com um menor número de palavras, evitando repetir ideias ou conceitos já expressos anteriormente. Portanto, tente se concentrar naquilo que realmente é necessário para a sua redação.

4 – Seu Texto Deve Ter Unidade

Ao elaborar um texto o maior desafio do redator é não se perder em meio à um “mar de ideias” e pensamentos. Por isso mesmo, algumas técnicas básicas pode te auxiliar neste processo.

Assim, de forma geral, seu texto deve ter a seguinte estrutura:

  • introdução, onde você abordará de forma mais sucinta o tema e dará uma primeira visão ou problemática sobre ele;
  • argumentação, onde você defenderá seu ponto de vista, trazendo para a discussão alguns argumentos em que você acredita serem importantes e por fim a;
  • conclusão, momento onde tudo o que foi dito anteriormente no texto deve se unir para dar um encerramento lógico para a temática proposta pela redação.

5 – Coerência e Coesão

Estes elementos devem estar presente em qualquer redação de sucesso, pois tanto a coerência quanto a coesão, são fatores elementares para se escrever bem e ser compreendido.

Estes itens fazem com que todo o texto e suas ideias expostas se unam e formem um todo, por isso, é necessário explicar, mostrar possíveis causas e as consequências, estabelecendo uma ordem para que as ideias se completem e formem o corpo da narrativa central.

6 – Procure dar Ênfase às Palavras-Chaves

A melhor maneira de prender a atenção do leitor para aquilo que é mais importante no tema abordado é valer-se de palavras-chaves bem fortes, ou seja, que tenham grande significado, principalmente no início da redação. Utilize este mesmo artifício para destacar os demais trechos importantes.

7 – Leia Várias Vezes o Texto Acabado e Procure Melhorá-lo

Este é um passo-a-passo decisivo para o sucesso de sua redação, pois ao reler várias vezes seu texto, você certamente encontrará erros de concordância ou poderá acrescentar novas ideias que tenham sido esquecidas ou você poderá ainda encontrar até mesmo erros básicos de gramática.

Acompanhe mais dicas no vídeo abaixo:

Bom, estas eram algumas das dicas que gostaríamos de compartilhar com você sobre como fazer uma boa redação e obter sua tão sonhada aprovação, seja onde quer que o critério para isso seja a confecção de um texto de qualidade.

Fique à vontade para fazer comentários abaixo e sugerir melhorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *