Como Perder Gordura Abdominal de Forma Definitiva – Dieta e Exercícios

Certamente não é novidade para ninguém dizermos que hoje em dia o Brasil é um dos países no mundo onde as pessoas mais investem em produtos, tratamentos e cuidados gerais com o corpo e com a saúde de forma geral.

Mesmo com este cuidado todo, seja com a adoção de hábitos saudáveis de vida, como alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos, boa quantidade de horas de sono, prática de atividades de lazer, entre outros, ainda assim existem algumas coisas que incomodam muito as brasileiras e porque não os brasileiros: a chamada gordura localizada.

E um dos locais onde esta gordura é mais incomoda certamente é na barriga e em toda região abdominal, pois é comum neste local a formação dos “terríveis pneuzinhos”.

Uma informação importante de relatarmos aqui é que, mais do que simplesmente uma questão de estética, cuidar para que não se acumule gordura localizada nesta região é uma questão mesmo de saúde, pois segundo os médicos especialistas no assunto, quanto maior for o acumulo e a circunferência da barriga, maior também os riscos daquela pessoa apresentar uma doença cardiovascular, dentre todas aquelas outras já reconhecidas.

E como nunca é tarde para começar a criar hábitos de vida saudáveis ou adaptar nosso ritmo de vida para práticas mais ideais para “corrigir” este problema, decidimos reunir aqui algumas dicas e informações muito uteis sobre como perder gordura abdominal e com isso ganhar muito saúde e disposição.

Como Perder Gordura Abdominal – Exercícios Práticos, Específicos e Fundamentais

Antes de mais nada: esqueça fórmulas mágicas, dietas milagrosas, aparelhos que queimam gordura enquanto você assiste TV e tudo aquilo que promete fazer “secar” sua barriga rapidamente, sem esforço algum.

O “segredo” realmente, como dissemos no início, é mudar os hábitos de vida se você é sedentário(a) ou adaptá-los caso você já tenha uma vida mais regrada.

Como primeiro passo, falando especificamente de como queimar gordura localizada na barriga, você deve introduzir exercícios físicos que colaborem para isso.

1 – Caminhada e Exercícios Aeróbicos em Geral

De forma geral, caminhar a “passos acelerados” é o principal exercício para quem deseja eliminar gordura de todo corpo, inclusive da região abdominal, sendo que ela é mais eficiente até mesmo que a corrida, natação ou bicicleta, pois sua prática constante “adapta” o ritmo cardíaco para uma condição que favorece a queima de gorduras.

É claro que você pode fazer as outras atividades citadas também, que são ótimas, mas a caminhada é a sugestão principal. Em torno de 30 minutos diários já ajudam muito.

2 – Exercícios Específicos ou Localizados

Perder Gordura Abdominal Superior: Deite-se no chão, de barriga para cima, com as pernas dobradas e depois levante as costas, conforme ilustra a imagem.

Perder Gordura Abdominal Inferior: Deite-se no chão, de barriga para cima, com as pernas esticadas e levante-as, juntas, até formar um ângulo reto com o chão, conforme a imagem abaixo.

Perder Gordura Abdominal Oblíquo: Deite-se no chão, de barriga para cima e com as mãos atrás da cabeça. Depois, dobre as pernas, levante-as do solo e puxe o joelho direito em direção ao peito, ao mesmo tempo que levanta as costas do chão e roda o tronco para tocar com o cotovelo esquerdo no joelho direito e repita do lado oposto, conforme a imagem.

Procure um profissional da Educação Física, pois o mesmo saberá adaptar uma série de exercícios específicos para o seu caso em particular e os resultados serão surpreendentes.

Dieta Para Perder Gordura Abdominal

O grande erro das pessoas que engordam e emagrecem repetidas vezes, vivenciando o popular “efeito sanfona”, é achar que precisam fazer dietas para emagrecer.

Mais uma vez vamos bater na tecla de que o fundamental mesmo é mudar os hábitos de vida, deixar o sedentarismo de lado e aprender a comer corretamente.

Você conferiu algumas dicas de exercícios acima, agora, listaremos algumas dicas fundamentais de alimentação, não de dieta, pois com uma reeducação alimentar aliada a prática de exercícios físicos e outros hábitos saudáveis é possível sim aprender a como perder gordura abdominal de forma definitiva, sem precisar fazer muitos sacrifícios ou se valer de formas mirabolantes.

É claro que consultar um nutricionista é fundamental para adaptar quais alimentos e quais quantidades necessárias para que você ingira diariamente e nos horários corretos para atingir seus objetivos.

De modo geral, sua alimentação para “eliminar” gordura deverá se basear na ingestão de alimentos termogênicos (que tem a propriedade de acelerar o metabolismo e eliminar gorduras de forma mais eficaz). Como exemplo desses alimentos que podem ser grandes aliados, temos a canela, o gengibre, a pimenta, o salmão, o chá verde, entre muitos outros.

Alimentos ricos em fibra também devem fazer parte de sua alimentação diariamente, pois os mesmos são muitos eficientes no auxílio da perda de centímetros na circunferência abdominal, funcionando como uma espécie de “esponja” no organismo, absorvendo gordura e carboidrato e eliminando-os via fezes e urina.

Como exemplo de alimentos ricos em fibras, podemos citar a chia, a granola, a semente de linhaça, entre muitos outros.

Restringir a ingestão de alimentos gordurosos também é fundamental para o sucesso, pois de nada adianta todos os cuidados anteriores, se você continuar se alimentando com alimentos ricos em gordura.

O ideal realmente é que você procure um(a) nutricionista, pois este profissional está apto a fazer as recomendações necessárias de alimentação saudável, de acordo com sua faixa etária, peso, saúde, objetivo, entre outros fatores.

Para não nos estendermos muito, encerramos aqui as dicas, esperamos que todas sejam uteis e que você conquiste rapidamente aquela tão esperada “barriga sequinha”. Se desejar complementar alguma informação, tirar dúvida, fazer correção ou mesmo criticar, nos envie um comentário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *