Como Regularizar o CPF Pela Internet de Forma Fácil e Rápida

Como Regularizar o CPF

Assim como acontece com o RG (Registro Geral), temos no CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), um dos documentos mais importantes que os cidadãos brasileiros devem emitir e portar dentro do território nacional.

Entre outras implicações, as pessoas que não tem este documento obrigatório (emitido pela Receita Federal), não podem por exemplo efetivar sua matrícula em uma faculdade, se inscrever em um concurso público, ter sua carteira de trabalho assinada, entre muitos outros problemas.

Portanto, sempre que possível tenha o CPF em mãos e procure mantê-lo sempre regularizado, pois se em algum determinado momento você precisar dele e o mesmo estiver irregular, você terá sérias “dores de cabeça”.

Mas caso você já tenha sofrido algum impedimento e está portanto com problemas em seu cadastro na Receita Federal, confira como fazer uma consulta online à Receita para se informar da sua situação cadastral bem como regularizar seu CPF pela internet.

Vale informar aqui que ao proceder à consulta, as informações sobre seu documento pode ser apresentada das seguintes formas:

  • Regular, que indica que não há pendência alguma em sua inscrição;
  • Pendente de regularização, que pode indicar a ausência de alguma declaração do Imposto de Renda por exemplo;
  • Suspensa, que significa que o cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto;
  • Cancelada, que informa que a inscrição foi cancelada por força administrativa, judicial ou ainda devido ao falecimento do titular
  • Nula, que indica que o CPF foi anulado pois a sua inscrição foi fraudada.

Faça sua consulta aqui e confira como está sua situação cadastral.

Como Regularizar o CPF de Forma Online

Muitas pessoas ainda não sabem, mas não é mais necessário se deslocar até um posto da Receita Federal ou Poupa Tempo para resolver problemas em seu CPF. Portanto, caso você tenha uma restrição qualquer, basta acessar o site do órgão, preencher alguns dados solicitados e desta forma oficializar seu pedido de regularização do documento.

Vale reforçar mais uma vez que seu documento fica “Pendente” quando você deixa de entregar alguma declaração a que estava obrigado, como por exemplo uma Declaração Anual de Isento (até 2007) ou ou Declaração de Imposto de Renda dos últimos cinco anos.

Agora, ele ficará “Suspenso” quando seu cadastro estiver incorreto ou incompleto. Ainda que você tenha alguma restrição, tome muito cuidado com os golpes que podem ocorrer na internet, pois o órgão da Receita Federal não envia avisos de pendência via e-mail para nenhum cidadão.

Caso você receba alguma mensagem suspeita, não abra de forma alguma os anexos, pois geralmente são programas executáveis que podem copiar dados fiscais e bancários do seu computador.

Outro ponto importantíssimo de ser citado é que as irregularidades no seu CPF não estão ligadas a pendências junto aos órgãos de proteção ao crédito. Por isso, não adianta tentar regularizar tal documento online pensando limpar o nome na praça.

Situações referentes a débitos devem ser resolvidas diretamente com credores e órgãos como SPC e Serasa.

Passo-a-Passo do que Fazer na Prática

Caso seu documento esteja irregular, verifique se não deixou de entregar alguma declaração de Imposto de Renda nos últimos 5 anos. Caso tenha esquecido realmente, regularize tal pendência através deste link.

Neste mesmo local, também é possível retificar alguma declaração enviada anteriormente. Procedendo desta forma, seu CPF deverá ser regularizado automaticamente dentro de um curto tempo.

Já se você estiver perfeitamente em dia com sua declaração de renda e mesmo assim seu documento estiver qualquer irregularidade, será necessário entrar com um pedido de regularização de sua situação cadastral preenchendo um formulário específico para este fim, e o mesmo você poderá encontrar clicando aqui.

Se após todas estas tentativas você não conseguir fazer a regularização do seu CPF pela internet, te resta ainda algumas opções, como comparecer em uma agência do Banco do Brasil, da Caixa ou dos Correios, munido de RG, CPF(mesmo irregular), título de eleitor(maiores de 18 anos) e para os homens, o certificado de alistamento militar, lembrando que tal serviço terá um custo de R$ 5,70.

Esperamos que as dicas que reunimos aqui sobre como regularizar o CPF pela internet tenha sido útil para você resolver este problema, mas se persistir ou tiver alguma dificuldade, envie um comentário abaixo, pois se pudermos ajudar com alguma informação mais, desde que não restrita, responderemos rapidamente a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *