Como Fazer um Bom Currículo Para Estágio – Dicas e Modelos

O mercado de trabalho brasileiro viveu uma excelente fase até bem pouco tempo, oferecendo oportunidades de carreira e de crescimento para profissionais de diversas áreas do conhecimento.

Porém esta não é a realidade atual, pois vivemos agora um momento de retração na economia e por conta dela, uma verdadeira escassez de oportunidades de trabalho e vagas de estágios em geral.

E infelizmente são justamente os jovens que mais sentem na pele este momento complicado de nossa economia, pois são eles que lideram as estatísticas de desemprego e falta de oportunidades.

O pior de tudo é que justamente nessa fase de suas vidas, onde ter a possibilidade de vivenciar o dia-a-dia e os desafios de uma empresa na prática, através de um programa de estágio, faz toda a diferença em seus currículos, as vagas sumiram quase que completamente do mercado.

É claro que tais oportunidades não “secaram” completamente, existem sim grandes empresas ainda contratando jovens profissionais para seus quadros de estagiários, o problema é que o número de vagas está reduzido e a procura e disputa por elas cada vez maior.

Como enfrentar então esta dificuldade e se destacar em meio à multidão de pessoas que todos os dias lutam pela conquista de uma vaga de estágio?

Sua melhor opção, sem dúvida alguma, para se destacar e chamar a atenção para você, é confeccionar um currículo para estágio atraente e perfeito, que destaque todas suas habilidades e pontos positivos.

E é exatamente aqui que muitos candidatos esbarram, pois eles não sabem produzir um documento que atraia a atenção dos recrutadores e assim acabam passando despercebidos nos processos seletivos.

Se você tem essas dificuldades, confira na sequência algumas dicas fundamentais que preparamos sobre como fazer um currículo de qualidade e é claro, alguns modelos prontos para você usar como inspiração.

Como Fazer um Bom Currículo Para Estágio – Veja Nossas Dicas

Antes de mais nada e talvez esta seja nossa dica mais importante: se você está em busca de uma vaga para estágio, o preparo do seu currículo deve ser todo focado em destacar sua carreira escolar, pois os recrutadores sabem que lhe faltam experiências na área.

Desta forma, dê enfase em demonstrar todo o investimento em sua formação acadêmica que está sendo desenvolvida, listando no currículo para estágio os cursos, palestra e workshops que você tenha participado, seus projetos acadêmicos, monitoria nas disciplinas, trabalhos voluntários e demais competências que demonstrem seu empenho na vida escolar e que tornem seu currículo atrativo.

Dados Pessoais

Destaque seu nome e logo após informe sua situação civil, data de nascimento e formas de contato telefônico e por e-mail.

Evite colocar dados de seus documentos, pois os selecionadores não precisam destas informações neste instante.

Objetivo

Diferentemente de um profissional experiente em busca de uma colocação, os estagiários podem colocar mais de uma opção, pois falta à eles justamente conhecimento prático para se decidir somente por uma área.

Mas não abuse, coloque no máximo duas ou três opções e informe também quantas horas do dia você tem disponível para atuar.

Formação Acadêmica

Informe aqui seu curso, instituição de ensino e a previsão de término dos estudos de forma bem simples.

Experiência Profissional / Outras Atividades

Quem está preenchendo um currículo para estágio certamente sente mais dificuldades neste item. Mas não se preocupe, pois se você não tem experiência prática alguma, é neste local que você poderá incluir por exemplo trabalhos voluntários realizados, mesmo que eles não tenham relação direta com a vaga pretendida.

Participação em seminários, palestras, viagens de intercâmbio, entre outros itens, são todos fatores que poderão fazer toda diferença e te destacar em meio à multidão.

Idiomas e Informática

Hoje em dia ter domínio de uma segunda ou talvez até mesmo um terceiro idioma já não é mais nem critério de desempate, é na verdade um item básico para quem deseja aumentar suas chances no mercado, principalmente se tratando da língua inglesa.

Portanto, informe aqui o ou os idiomas que você domina ou o nível que está (básico, intermediário ou avançado).

Dominar as ferramentas e possibilidades oferecidas pela internet atualmente também é fundamental, portanto, liste seus cursos e conhecimentos na área.

Eram estas as principais dicas que gostaríamos de compartilhar com você sobre currículo para estágio. Na sequência reunimos alguns modelos já prontos que podem ser muito uteis para você produzir seu próprio documento. Confira:

Modelos de Currículos de Estágio

Abaixo apresentamos dois modelos de currículo, um é ideal para aqueles que vão se candidatar para vagas de estágio, mas não tem experiência, o outro é para candidatos de estágio que já possuem experiência prévia no mercado de trabalho.

Os modelos estão em formato DOC (Microsoft Word), basta clicar no modelo para baixar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *