Faça um Curso de Vigilante e Aumente Suas Chances de Emprego

Curso de Vigilante

O mercado de trabalho brasileiro vem enfrentando um momento de sérias dificuldades, isso devido ao baixo crescimento da economia brasileira em diversos setores, fato que não contribui para a geração de novas oportunidades.

Porém, mesmo com esta dificuldade, alguns segmentos de atuação profissional seguem sendo promissores e não devem ser abalados pela crise que ronda o país.

Parece ser este o caso do setor de vigilantes pessoais e patrimoniais, pois por maior que seja a crise e dificuldade enfrentada pelas empresas, elas dependem dos serviços prestados por estes profissionais para poderem seguir com suas atividades normalmente, ou seja, dentro da normalidade.

Se você está desempregado neste momento e portanto em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, que se mostra cada vez mais competitivo, considere se qualificar nesta área, pois além da grande oferta de vagas, o setor oferece horários flexíveis, salário médio compatível com o mercado e maior que muitas outras profissões, pagamento extra por ser uma atividade perigosa (adicional de periculosidade), entre outros.

Caso você não conheça exatamente quem é ou o que faz um vigilante, buscamos esta definição em um site de conteúdos gerais, confira: De acordo com tal site, o vigilante é um profissional que faz a segurança privada, seja de patrimônios ou de pessoas, em estabelecimentos públicos e privados.

No Brasil essa segurança se dá por meio de empresas de Vigilância e Segurança autorizadas a funcionar pelo Departamento de Polícia Federal do Brasil.

Atualmente, o Ministério da Justiça estima que mais de 600 mil profissionais estejam exercendo as funções de vigilante e segurança no Brasil, e ainda assim, milhares de vagas ainda não são preenchidas por falta de profissionais qualificados.

Para se tornar um profissional da área portanto é necessário ser qualificado e isso se dá através da participação e conclusão de um curso de vigilante específico.

Curso de Vigilante – Principais Requisitos Exigidos dos Candidatos

Não é qualquer pessoa que pode se tornar um trabalhador deste setor, pois é preciso cumprir alguns requisitos para se matricular em um curso de vigilante:

  • É necessário ser maior de 21 anos;
  • Ter concluído ao menos o sexto ano do ensino fundamental;
  • Estar em dia com as obrigações militares e eleitorais;
  • Os candidatos interessados também precisam obter certidões negativas das justiças federal e estadual;
  • Apresentar atestado de antecedentes criminais;
  • Apresentar documentos pessoais (carteira de trabalho, identidade, CPF, título de eleitor com os comprovantes da última votação, justificativa pela abstenção ou comprovante de pagamento da multa);
  • Ser submetido a exames médicos e clínicos (geralmente ao término do curso).

Estes cursos de qualificação se dão de forma presencial e normalmente têm duração de cerca de 150 horas, onde são abordados disciplinas como noções de segurança privada, legislação, direitos humanos, atendimento a clientes, utilização de armamentos, prevenção e combate a incêndios, defesa pessoal, educação física, vigilância, radiocomunicação, criminalística, entre outros (por isso a obrigatoriedade de ser oferecido na modalidade presencial).

Após conclusão do curso de vigilante, o profissional fica obrigado a cada dois anos se submeter a cursos de requalificação profissional (de 30 horas de aula, sendo dez de tiro).

Seja para a realização de um curso de formação ou para requalificação, é necessário que a entidade escolar seja autorizada a funcionar pelo Ministério da Justiça, através da Polícia Federal, por isso, pesquise atentamente as credenciais da escola antes de efetuar sua matrícula.

Mais tarde, caso você queira se qualificar ainda mais para avançar na profissão, você poderá por exemplo trabalhar dirigindo carros fortes, mas para isso é necessário possuir carteira de habilitação B e para fazer o transporte de valores, é preciso passar por um curso de extensão específico, de cerca de 50 horas.

Em uma matéria da “Série Emprego”, o Jornal Hoje da Rede Globo fez uma excelente matéria sobre o tema e apresentou melhor a profissão. Confira o vídeo abaixo e veja maiores informações:

Em uma simples pesquisa na internet é possível encontrar centenas de escolas de formação de vigilantes de grande qualidade. Citamos algumas delas a seguir, confira:

  • Escola Paulista
  • Fiel Academia
  • Provig
  • Scorpions Vig
  • Uzil
  • Protege
  • Corvig
  • Academia Defense
  • Centro Training
  • Escola Mineira

Basta a você agora procurar maiores informações sobre estas ou demais escolas de sua preferência e se matricular o quanto antes em um curso de vigilante para conseguir uma melhor colocação no mercado, já que o setor de segurança cresce a cada dia no país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *