Decoração de Apartamento Pequeno – Dicas Para Compensar Espaço Reduzido

Decoração de Apartamento Pequeno

Algo muito fácil de ser notado hoje em dia é o tamanho cada vez mais reduzido dos novos empreendimentos imobiliários, principalmente quando falamos de apartamentos, que por conta das novas demandas, privilegiam seus projetos em média em torno de 30 à 60 metros quadrados.

Isso se explica um pouco pelo fato dos preços dos imóveis tradicionais estarem muito altos e também pelo fato de que cada vez mais as pessoas estão morando sozinhas e por isso não necessitam de grandes espaços ou ainda pelas “novas famílias”, que preferem ter menos filhos do que antigamente.

Pois bem, o fato é que independente do tamanho do seu imóvel, é necessário sempre pensar em uma decoração bacana para todos os espaços, ainda mais quando os espaços são reduzidos, por isso mesmo, a ideia aqui deve estar sempre centrada na funcionalidade dos objetos e móveis que compõem a decoração.

Assim, tudo ou quase tudo na decoração deve estar disposta de uma forma que seu objetivo decorativo seja atingido, mas que aquele item também tenha alguma função prática, facilitando as atividades do dia-a-dia.

Um bom exemplo disso que estamos falando é por exemplo um puff, muito utilizado em decorações modernas. Você poderá utiliza-lo tanto para sentar, mas poderá também dar outra função à ele, como uma espécie de baú para guardar pequenos objetos.

É esta funcionalidade que deve sempre ser buscada na decoração de apartamento pequeno que conta com limitação dos espaços e ambientes.

Atualmente, os projetos de imóveis residenciais pequenos já contemplam algumas soluções muito práticas e que facilitam a vida dos moradores, como por exemplo a integração da sala de estar com a sala de jantar ou então a integração da cozinha com a sala de jantar/estar, formando a tão desejada cozinha americana.

Pensando em te auxiliar portanto nesta etapa, reunimos alguns excelentes “truques” de decoração e ótimas dicas práticas que certamente farão toda diferença em sua residência.

Decoração de Apartamento Pequeno – Confira Excelentes Dicas Práticas

Utilize Espelhos

Apartamento Pequeno com Espelhos

Este talvez seja o truque principal para quem deseja transmitir uma sensação de profundidade maior aos ambientes, pois ao refleti-los, o espelho nos dá esta sensação. A dica aqui é sempre usar espelhos nas paredes laterais, ou seja, que não reflitam diretamente sobre as pessoas ao abrirem uma porta ou entrar num cômodo, pois a solução pode ser até pior.

Utilize Cores e Tons Claros

Apartamento Pequeno com Tons Claros

Se for possível pintar as paredes, de preferência por cores e tons claros, não necessariamente brancos, e opte também por móveis e objetos nestas cores, pois elas tem a propriedade de transmitir uma maior sensação de profundidade aos espaços.

Prefira Móveis “Funcionais”

Apartamento Pequeno com Móveis

Para facilitar a limpeza, organização e uso no dia-a-dia, dê preferência por adquirir móveis que possam ter mais de uma função como exemplificamos com o puff no início.

Outro exemplo disso são as camas e sofás que oferecem gavetas e compartimentos “secretos” para você se organizar da melhor forma. Isso em um apartamento pequeno é uma “mão-na-roda”.

Prefira Iluminação Natural

Apartamento Pequeno com Iluminacao Natural

Sempre que possível, abra as janelas do apartamento e deixe a iluminação natural incidir sobre sua casa, pois ela também tem esse “poder” de dar maior profundidade. Onde ela não incidir, invista em luzes embutidas, que pode sim ser uma ótima solução para o problema.

Móveis Corretos

Apartamento Pequeno com Móveis Corretos

Existe uma frase popular que diz que “menos é sempre mais”, portanto, invista somente naqueles móveis que são indispensáveis para seu apartamento. O interessante aqui é pensar em soluções práticas e funcionais, como móveis com portas de correr ao invés das tradicionais, estantes “vazadas” que podem servir como “separadores” de ambiente ou então painéis de suporte de TV ao invés do rack, entre muitas outras ideias.

Seria interessante aqui também, para a decoração de apartamento pequeno, investir se possível em eletrodomésticos mais compactos e móveis planejados, que mesmo sendo um pouquinho mais caros, compensam com o uso milimétrico de cada espaço disponível nos ambientes.

Plantas ou Jardim Vertical

Apartamento Pequeno com Jardim Vertical

Que tal aproveitar uma parede qualquer ou a sacada para pendurar algumas plantas ou mesmo fazer um pequeno e charmoso jardim vertical?

Prateleiras Diversas

Apartamento Pequeno com Prateleiras

Invista em prateleiras suspensas, principalmente nos quartos e cozinha, pois elas são fundamentais para organizar de forma correta livros, objetos e utensílios usados com frequência no dia-a-dia.

Divisões Perfeitas com Alguns Truques

Apartamento Pequeno com Divisões

Se você deseja integrar os ambientes mas espera deixar bem definido “o que é o que”, sem ter que necessariamente ter uma parede ou móvel fazendo esta divisão no meio, você pode usar ótimos truques como um tapete limitando a sala da cozinha, ou então pintar mesmo de cores diferentes os dois ambientes ou ainda investir na troca dos pisos se possível.

Enfim, existem vários truques pequenos que te permite separar e ao mesmo tempo integrar os ambientes de forma mais adequada, ganhando mais espaço.

Bom, poderíamos ainda listar uma série de outras dicas sobre decoração de apartamento pequeno, mas para não nos estendermos mais, listamos apenas aqueles que são essenciais ao nosso ver.

E para te auxiliar ainda mais, reunimos na sequência uma série de fotos com imagens lindíssimas de apartamentos decorados de forma perfeita. Confira:

Fotos de Apartamentos Pequenos Muito Bem Decorados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *