Decoração de Cozinha Americana – Fotos e Dicas Fundamentais Para Uma Cozinha Bem Planejada

Decoração de Cozinha Americana

É fato que os novos projetos de casas e apartamentos hoje em dia de modo geral privilegiam cada vez mais os ambientes pequenos e reduzidos, isso por conta principalmente da necessidade de adequar melhor os terrenos para construção e comportar cada vez mais imóveis e novas famílias.

Para driblar dificuldades como esta por exemplo, é necessário muita criatividade por parte dos decoradores ou do próprio dono da residência, que precisa planejar muito bem como decorar os ambientes e dispor os móveis e utensílios gerais na cozinha por exemplo, que sem dúvidas é um dos locais menos privilegiados em uma construção quando o assunto é espaço.

Uma ótima solução encontrada para este problema são as cozinhas americanas, aposta cada vez mais observada nas novas construções. Elas fazem esse sucesso todo porque permitem uma ampla interação da cozinha com a sala de estar ou de jantar por exemplo, permitindo que as pessoas que estejam em diversos ambientes da casa interajam e conversem com os convidados dos ambientes vizinhos.

Porém, apesar deste conforto e comodidade toda permitida por esta integração de ambientes, alguns pequenos erros na decoração de cozinha americana podem comprometer todo o visual do restante do projeto.

Para evitar isso, selecionamos algumas dicas fundamentais emitidas por especialistas da área, como arquitetos e decoradores.

Decoração de Cozinha Americana – Evite Alguns Erros Comuns e Acerte em Cheio na Decoração

Invista em uma Coifa Potente

De grande solução para resolver o problema de espaço, os modelos de cozinhas americanas podem criar um outro grande problema: o acúmulo de cheiros de fritura e/ou fumaça por toda residência. Sendo assim, é de fundamental importância investir em uma bela decoração, mas que na mesma seja contemplada a instalação de uma coifa potente com o objetivo de não deixar realmente cheiro algum se espalhar por toda casa.

Divisão dos Ambientes

Apesar de a ideia principal da cozinha americana ser uma aposta para integrar os ambientes, há a necessidade mesmo que mínima de se fazer uma divisão sutil dos espaços, para marcar realmente o que é cozinha, onde começa a sala de jantar, de estar, entre outras.

Alguns simples detalhes portanto podem cumprir muito bem este papel. Como exemplo disso, você pode apostar em um balcão central para que as pessoas se sentem ao seu redor e conversem enquanto a comida é preparada no outro ambiente.

Outra opção sutil para esta divisão perfeita é apostar em pequenos contrastes entre os ambientes, como por exemplo um belo tapete colocado na sala de jantar marcando esta separação ou mesmo pisos diferentes.

Integração Geral

É necessário que de forma geral, os ambientes integrados sejam decorados seguindo-se o mesmo projeto e padrão para todos os espaços, assim, pequenos contrastes e pequenas sutilezas apenas são permitidos como dito no item anterior. Veja na imagem abaixo a integração total na decoração da cozinha americana com o restante da casa e os pequenos detalhes contrastantes.

Mesa/Balcão

Geralmente a principal “separação” física entre os ambientes integrados fica por conta de um balcão entre a cozinha e a sala de jantar/estar. Alguns projetos fazem deste móvel um balcão de bar realmente, ou seja, alto e próprio para se sentar descontraidamente enquanto outros estão cozinhando.

Uma dica muito prática e funcional, principalmente para quem mora em casas ou apartamentos pequenos é fazer deste móvel ao invés de apenas um balcão, uma mesa de jantar propriamente dita.

Confira na imagem como um balcão mais baixo pode se transformar facilmente em uma bela mesa de jantar:

Revestimento das Paredes

Por mais que se fale em integração, é fundamental também pensar em praticidade, desta forma, se você não deseja seguir a risca um projeto único para todos os ambientes, você pode apostar nas paredes da cozinha em um estilo diferente do restante dos outros cômodos.

Assim, considere investir em um revestimento de fórmica e/ou pastilhas, pois além de bonitas são muito práticas e facilitam a limpeza no dia-a-dia.

Móveis

Se possível, invista em móveis planejados para adequar melhor a disposição dos mesmos no ambiente e para aproveitar melhor os espaços já tão em falta.

Outra dica é apostar em móveis que sejam realmente funcionais para facilitar as tarefas do dia-a-dia, como por exemplo, investir em portas de correr para não atrapalhar o fluxo na cozinha, em uma balcão/mesa como dito anteriormente, em um fogão de mesa, que além de economizar espaço, dá todo um ar de modernidade ao espaço, dentre outros itens.

Os materiais podem ser todos diferenciados entre si, aposte por exemplo em fórmica ou em um ambiente mais rústico com o uso de uma madeira de demolição que está na moda.

foto

Ambientes Muito Reduzidos

Como dissemos inicialmente, este é um enorme problema enfrentado por quem deseja ter uma bela decoração de cozinha americana, portanto, se sua cozinha é extremamente pequena, uma excelente forma de driblar este problema é investindo em cores claras no ambiente para dar ao mesmo uma maior sensação de amplitude e profundidade.

Bom, estas foram algumas dicas que gostaríamos de compartilhar com você, que mesmo sendo simples, podem fazer total diferença no resultado final da decoração de sua casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *