Detran SP Licenciamento Eletrônico de Veículos – Veja Como Fazer

Detran SP Licenciamento

Para poder circular em conformidade com a legislação de trânsito vigente e assim não enfrentar qualquer problema, os motoristas e proprietários de veículos no estado de São Paulo tem algumas responsabilidades obrigatórias que precisam cumprir.

Além de fazer anualmente o pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos) e do Dpvat (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), é necessário ainda o pagamento do Licenciamento anual dos veículos, obrigação que nem todos condutores se atentam.

De forma geral, o cumprimento de tal obrigação resultará em um documento de porte obrigatório que autoriza que os veículos circulem livremente pelas vias públicas, pois ele atesta que aquele determinado veículo está regular, de acordo com o que normatiza as regras de segurança do setor automotivo.

As datas para o cumprimento de tal obrigação variam de estado para estado, e falando especificamente do estado de São Paulo, temos o calendário entregue recentemente que estipula as seguintes datas e prazos:

Veículo Automotor, Reboque e Semi-Reboque

 

Final da Placa

Mês de Licenciamento*
(licenciar até o último dia útil de cada mês)

1

abril

2

até maio

3

até junho

4

até julho

5 e 6

até agosto

7

até setembro

8

até outubro

9

até novembro

0

até dezembro

 

Veículo registrado como ‘Caminhão’ (carga)

 

Final da Placa

Mês de Licenciamento*
(licenciar até o último dia útil de cada mês)

1 e 2

até setembro

3, 4 e 5

até outubro

6, 7 e 8

até novembro

9 e 0

até dezembro

 

Como Fazer o Licenciamento de Forma Eletrônica no Detran SP

Para facilitar a vida de todos, o Detran SP oferece a oportunidade de que você faça o licenciamento de seu veículo de forma eletrônica, ou seja, sem precisar enfrentar fila em uma das unidades de atendimento do órgão.

Para isso, basta fazer o pagamento do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) em uma agência bancária e aguardar o recebimento do documento em casa, dentro de um prazo médio de espera.

Importante ressaltar que o serviço só poderá ser utilizado se o veículo em questão não tiver restrições judiciais ou administrativas, tais como bloqueios judiciais, registro de furto ou roubo, entre outros.

Documentos e Formulários Necessários

  • – número do RENAVAM (consta no CRLV emitido no ano anterior)
  • – pagamento de taxas:
  • – taxa de emissão do CRLV (código receita 419-4): R$ 68,48;
  • – custo de envio através dos Correios: R$ 11,00.

Passo-a-Passo Simplificado

1) Pague a taxa de emissão do novo CRLV e o serviço de entrega do documento pelos Correios em agências bancárias, caixas eletrônicos ou pela Internet. Caso haja pendências será preciso realizar o pagamento;

2) Espero o recebimento do documento em até 7 dias úteis em sua casa (endereço cadastrado no Detran SP Licenciamento);

3) Se o documento não for entregue dentro do prazo, acesse o portal do Detran e seus serviços online para encontrar o código de rastreamento dos Correios e assim acompanhar a entrega;

4) Em posse de tal código de rastreamento, acesse o site dos Correios e acompanhe o envio de seu documento.

Esperamos que as informações que reunimos aqui tenham sido uteis, porém, caso tenha restado alguma dúvida ou dificuldade, se dirija até um posto de atendimento do “Detran SP Licenciamento” ou ainda nos envie um comentário abaixo, pois responderemos rapidamente e se possível com a melhor orientação para o seu problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *