Dicas Para Entrevista de Emprego – Veja Quais São os Principais Erros a se Evitar e Assim Aumentar suas Chances

Dicas Para Entrevista de Emprego

Conquistar aquele emprego dos sonhos realmente não é tarefa das mais fáceis, isso porque o mercado de trabalho se encontra cada vez mais competitivo, exigindo dos candidatos de forma geral mais experiência profissional, melhor preparação técnica, muita disciplina e é claro um “pouquinho” também de um item fundamental, que é a sorte para se destacar em meio à multidão.

Porém, esta “sorte”, pode ser você mesmo quem faça, pois para sair do lugar comum e obter destaque em meio ao grande número de pessoas que lutam pelas melhores vagas e melhores posições no mercado é necessário uma preparação de qualidade e também saber como se mostrar e se “vender”.

Uma das melhores formas para isso, sem dúvida alguma, é elaborando um currículo profissional de qualidade, documento este que destaque realmente seus objetivos, suas posturas, suas habilidades, experiência e comprometimento em colocações anteriores, entre outros.

Dicas Para Entrevista de Emprego

 

Se desejar obter dicas sobre isso, confira o artigo que fizemos anteriormente sobre este tema, “como fazer um bom currículo“, e aumente suas chances de ser “encontrado” pelos recrutadores.

Agora, se de algum modo você já conseguiu se destacar em um processo seletivo ou foi indicado por alguém para uma entrevista pessoal de emprego, é preciso se evitar alguns erros “crassos” cometidos por muitos candidatos e que praticamente liquidam suas chances de sucesso e obtenção da vaga pretendida.

Caso tenha interesse portanto em aumentar suas chances e não cometer mais alguns destes erros bobos, confira na sequência algumas dicas para entrevista de emprego que reunimos que certamente farão toda diferença para sua aprovação.

Algumas Dicas Para Entrevista de Emprego são Fundamentais Para o Processo Seletivo – Confira

Entre os erros mais comuns que acontecem e que você precisa evitar de qualquer modo estão:

1 – Evitar Perfumes Fortes e Demais Cheiros Desagradáveis

Parece óbvio mas muitos candidatos pensam estar agradando ao chegar no local de entrevista “encharcado” daquele seu perfume importado recém adquirido, mas esse é um erro inadmissível que você não pode cometer.

Lembre-se, perfumes são particulares e cada um tem suas preferências, já imaginou se o seu entrevistador é alérgico a perfumes ou simplesmente não gostou da sua fragrância? Pode ter certeza que ele nem te entrevistará direito e fará de tudo para você ser dispensado e sair da sala o quanto antes.

Se quiser utilizar um perfume portanto, utilize uma pequena quantidade preferencialmente de um perfume mais suave e que não chamará atenção.

Outros cheiros desagradáveis que certamente farão com que o recrutador queira te ver longe da sala de entrevista e que você deve evitar são: cheiro de cigarro nas mãos e roupas, cheiro de bebida alcoólica, cheiro de comidas e frituras, entre outros.

2 – Vá Preparado e Evite Improvisos

Outro erro comum por parte dos candidatos a uma vaga de trabalho é não se preparar antecipadamente para a entrevista, ou seja, os mesmos não pesquisam qual é especificamente o ramo de atuação daquela determinada empresa, como ela se comporta no mercado, como interage com a sociedade na qual está inserida, não perguntam para um conhecido que lá atua como é o cargo pretendido, tão pouco qual o estilo do recrutador, entre outros.

Portanto, evite improvisos no dia da entrevista, destaque-se diante do selecionador mostrando que você tem realmente vontade de conquistar aquela vaga, pois parou um tempinho para buscar informações e conhecer a empresa.

Desta forma, evitando contar somente com a sorte, pode ter certeza que suas chances de obter aquela vaga crescerão sensivelmente.

3 – Evite Interromper o Recrutador

Um hábito muito errado cometido por algumas pessoas é o de interromper seus interlocutores no meio da frase, isso é algo que irrita muito qualquer pessoa não é mesmo? Agora, imagine um profissional de Recursos Humanos que está ali te entrevistando justamente para te conhecer melhor e saber quais são suas expectativas e prerrogativas para o cargo, imagine qual a primeira impressão que ele ficará de um candidato “mal educado” e que o interrompe a todo momento.

Tome muito cuidado com isso portanto, e fale apenas o que é necessário, nada mais e nada menos, evitando qualquer tipo de mentira, que certamente será descoberta, falando sempre no momento oportuno.

4 – Jamais Chegue Atrasado

Imagine a seguinte situação: você está concorrendo uma vaga disputadíssima contra dezenas de outros excelentes e qualificados candidatos, ai no dia da entrevista, que é o momento de você se mostrar, vender sua imagem, dizer porque pode ser fundamental para a empresa em questão, mas você simplesmente chega em cima da hora ou pior, atrasado.

Qual “primeira impressão” você acha que vai ficar para o recrutador? É claro que a impressão é que você é um profissional desleixado, que não cumpre horários, entre outras impressões muito ruins.

Portanto, no dia do processo seletivo faça tudo com bastante antecedência e de preferência, chegue ao local marcado alguns tempo antes, até mesmo para ir se acalmando e se acostumando com aquele ambiente empresarial.

5 – Não Leve de Forma Alguma Pessoas ou Objetos Desnecessários

Pode parecer um pouco clichê, mas a entrevista de emprego é algo realmente pessoal, é claro que o apoio dos familiares é importante, mas toda força e votos devem ser feitos em casa e o candidato deve chegar ao local sozinho, pois isso também já demonstra a todos sua independência e que o mesmo tem autonomia para tomar suas decisões.

Jamais leve junto de si também objetos que possam chamar muita atenção ou então um celular ligado. Já imaginou que terrível ele ficar tocando ou fazendo sons de recebimento de mensagens?

Pode ter certeza que isso te prejudica muito e certamente será motivo para sua exclusão do processo seletivo, pois essas atitudes não demonstram comprometimento de sua parte.

6 – Seja Participativo e Não Deixe de Questionar

Entre as diversas dicas para entrevista de emprego esta é uma das mais importantes, pois no momento em que o profissional selecionador abrir espaço, você deve sim questioná-lo em alguns pontos importantes, pontos estes que demonstrem sua vontade de trabalhar naquele local e o quanto você está interessado em conhecer mais da atuação da empresa.

Portanto, volte ao item 2 e veja como é fundamental estar bem preparado para saber fazer perguntas pertinentes ao cargo que se pretende.

 7 – De Forma Alguma Use Roupas Chamativas e Inadequadas

Jamais compareça a uma entrevista de emprego vestindo roupas impróprias, como saias muito curtas, calças colada, decotes grandes, maquiagem e adereços muito chamativos, entre outros mais cuidados, isso para mulheres é claro, já os homens devem evitar comparecer sem fazer a barba, sem estar com os cabelos muito bem cortados e penteados, unhas cortadas também e é claro, sem usar roupas muito chamativas e que fujam do tradicional, como terno ou esporte chique por exemplo.

Bom, esperamos que estas dicas para entrevista de emprego que reunimos aqui e principalmente, quais erros a se evitar de qualquer forma tenham sido úteis, mas caso tenha restado alguma dúvida ou se você quiser simplesmente contribuir com alguma dica ou experiência, nos envie um comentário abaixo, pois rapidamente responderemos a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *