Documentos Para o FIES – Veja Documentação Necessária Para o Financiamento

Documentos Para o FIES

É inegável que nos últimos anos milhões de estudantes brasileiros tiveram finalmente acesso ao ensino superior, e este fato se deve principalmente à criação de programas de incentivo ao acesso dos mesmos, como o Sisu, o Prouni, o Fies, entre tantos outros.

Falando exclusivamente do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), devemos dizer que este é um programa do Ministério da Educação, destinado à concessão de crédito para o financiamento à estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Podem solicitar portanto auxílio do programa todos aqueles estudantes de cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), oferecidos por instituições de ensino superior participantes do programa, e que é claro, atendam as demais exigências estabelecidas nas normas do Fies para essa finalidade.

Se você é estudante portanto e pretende se inscrever para receber os créditos provenientes do Fies 2015 ou dos anos subsequentes, precisa ficar totalmente atento à relação de documentos exigidos para que seja emitido seu DRI (Documento de Regularidade de Inscrição) e para que este documento seja emitido é preciso se dirigir até a CPSA (Comissão Permanente de Acompanhamento e Supervisão), munido de original e cópia da seguinte documentação:

  • Documento de identificação pessoal do estudante e de todos que pertencem ao seu grupo familiar;
  • Comprovante de residência do estudante;
  • Comprovante de rendimentos.

Para comprovar seus rendimentos e/ou de seu grupo familiar, um dos documentos para o Fies que devem ser levados é o comprovante de rendimentos de acordo a atividade exercida (assalariado, trabalhador rural, aposentados ou pensionistas, autônomos, profissionais liberais, empresários).

Logo depois de realizado todo processo de avaliação dos documentos exigidos, o estudante/candidato ao financiamento estudantil precisa escolher uma instituição financeira para formalizar seu contrato.

Documentos Para o FIES

Hoje em dia tais contratos são comumente celebrados via Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Portanto, nesta etapa, você estudante deve se dirigir até uma agência de sua preferência levando junto de si a cópia e o original dos seguintes documentos:

  • DRI emitida pela CPSA;
  • Documento de identificação pessoal;
  • CPF;
  • Certidão de casamento e documento de identificação pessoal do companheiro (a);
  • Comprovante de residência;
  • Documentos do fiador;
  • Documento de identificação pessoal;
  • Comprovante de rendimentos;
  • Certidão de casamento e documentos pessoais do cônjuge.

Pronto, de posse desses documentos e seguindo corretamente estas simples fases, você se aproxima mais facilmente da aprovação do seu crédito e pode finalmente realizar o seu grande sonho e porque não de toda sua família, que é acessar o ensino superior, estudar, se formar e enfim conquistar posteriormente uma carreira de sucesso na área escolhida.

Principais Vantagens do Crédito Estudantil

Dentre as principais vantagens portanto de se contratar o crédito estudantil, podemos afirmar que existe a possibilidade de financiamento de até 100% do curso escolhido, com pagamento de taxas de juros de apenas 3,4% ao ano.

Além disso o estudante pagará após o tempo determinado em contrato um valor pequeno fixo mensal referente apenas aos juros incidentes do seu contrato, tendo período de carência de 18 meses para organizar sua vida financeira e profissional após o término dos estudos.

Além disso, o mesmo tem a opção de parcelar o saldo devedor do seu contrato com o Fies em até três vezes o período de duração do seu curso em parcelas fixas.

Como visto, são inúmeras realmente as vantagens, justamente por isso é cada vez maior o número de pessoas que recorrem ao programa.

Esperamos que as informações reunidas aqui sejam de alguma forma uteis para você, porém, caso tenha restado dúvidas, nos envie um comentário logo abaixo, pois rapidamente responderemos a todas as dúvidas, ou então, acesse o site do Fies e confira informações mais detalhadas sobre a documentação necessária, além de ver a sessão “Perguntas Frequentes“.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *