Extrato de Pagamento do INSS – Veja as 2 Formas de Consultar

INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social, ou popularmente conhecido INSS, nada mais é do que uma autarquia do Governo Federal, ou seja, tem a titularidade dos serviços e portanto é de sua responsabilidade administrar e fazer o pagamento dos benefícios dos aposentados, pensionistas e dos demais beneficiários de algum tipo de auxílio.

Importante citar ainda que apesar de sua autonomia, o Instituto mantém um vínculo com a Administração Direta através do Ministério da Previdência Social.

Desta forma, todo cidadão brasileiro que de alguma forma contribui com a Previdência, tem direitos a vários benefícios, como direitos trabalhistas e auxílio-doença por exemplo, se for este o caso.

Acessando o site DataPrev, os beneficiários podem contar hoje em dia com uma série de serviços oferecidos online, assim não necessitam mais se deslocar até uma agência nem passar horas aguardando ser atendido.

E um destes serviços disponibilizados e que tem uma grande procura é o que permite aos cidadãos consultar seu extrato de pagamento do INSS.

Com esta informação em mãos, é possível que o contribuinte saiba de forma mais ágil qual dia receberá seu benefício ou poderá com este documento comprovar sua renda de forma mais detalhada mês-a-mês, conforme o fim desejado.

Como muitas pessoas ainda sentem dificuldades para utilizar as ferramentas e possibilidades que a internet possibilita, confira na sequência algumas informações que reunimos sobre como consultar seu extrato do INSS facilmente.

Extrato de Pagamento do INSS – Confira as 2 Possibilidades de Consulta

1 – Solicitar Via Agência Bancária

Os bancos são os repassadores de todo tipo de benefício e por isso mesmo oferecem este serviço em seus terminais de auto-atendimento.

Para fazer sua consulta, use o próprio cartão e a senha utilizados para receber o benefício. Este é um documento oficial, válido para todas as finalidades, sendo assim, sempre que for preciso conferir seu extrato, procure um dos terminais ou agência de atendimento do seu banco.

2 – Solicitar Extrato de Pagamento Via Internet

Você também pode aproveitar esta ferramenta online e do conforto de sua casa consultar seu extrato de pagamento através da internet.

Para utilizar o serviço, é necessário apenas informar no site DataPrev quais são seus dados de beneficiário. Vale lembrar ainda que aqueles cidadãos que já possuem senha cadastrada no INSS, precisam informá-la obrigatoriamente no momento da consulta.

Para fazer esta consulta online, clique aqui para ser levado diretamente para a página de consulta. A imagem abaixo ilustra esta página:

Nesta nova tela mostrada, conforme citamos acima, informe os dados pedidos, como número do seu benefício na primeira linha, data de nascimento na segunda, seu nome de beneficiário e CPF na terceira e na quarta linha informe caracteres de segurança e clique em “Visualizar”.

Pronto, seguindo todos estes simples passos corretamente você já terá acesso aos serviços que necessita e poderá consultar seu extrato de pagamento do INSS.

Esperamos que as informações reunidas aqui sejam uteis para você, mas caso tenha restado qualquer dúvida, nos escreva um comentário abaixo ou de preferência, entre em contato com o INSS através da Central de Atendimento pelo telefone 135.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *