Horário de Verão 2014 – Quando Começa e Quando Termina

Horário de Verão 2014

Um tema que todo ano gera grandes discussões pelo país afora é sem dúvida alguma o Horário de Verão 2014, isso porque o projeto adotado obrigatoriamente por diversos estados do Brasil agrada em cheio a muitos, porém, por outro lado, atrapalha totalmente o ritmo de vida e o ânimo de grande parte das pessoas, talvez até mesmo a grande maioria da população se inclua nessa.

Normalmente os críticos deste horário alegam que tal medida afeta o seu “relógio biológico”, principalmente nas pessoas com mais idade, causando inclusive prejuízos à saúde geral.

O fato é que independente do “gostar ou não gostar” da adoção do horário de verão pela grande maioria das pessoas, todos os anos ele chega e é adotado como uma forma muito eficiente do Governo Federal gerar economia no consumo de energia elétrica em todo país (nos estados participantes é claro).

Este fato de economia de energia elétrica é por si só muito importante, visto que este item é fundamental para o crescimento do país como um todo, pois se faltar energia (o popular “apagão”) ou se um plano de racionamento tiver de ser adotado, certamente o Brasil irá sofrer consequências seríssimas em suas economia e em seu crescimento.

Para quem está em busca de mais informações sobre esta “ferramenta” ou “instrumento” de economia portanto, vale destacar que o Horário de Verão é uma alteração de horário realizado em algumas regiões do país somente durante uma porção do ano (aproximadamente 4 meses). O dever da população dos estados “contemplados” portanto é o de adiantar seus relógios em uma hora.

Os estados participantes do programa são: Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e ainda o Distrito Federal. Eventualmente outros estados podem ser incluídos, como Tocantis e Bahia, mas ainda não se tem essa decisão para este ano.

Muitas pessoas não sabem, mas nossos relógios são adiantados no verão para economizar energia elétrica, justamente porque nesta estação do ano os dias são mais longos em função da posição da terra em relação ao sol, assim, a ideia é que as pessoas aproveitem por mais tempo a luz solar para realizar suas atividades ao ar livre e fiquem menos tempo em casa consumindo energia em seus aparelhos elétricos, principalmente durante aquele período de pico de uso.

Horário de Verão 2014 – Quando Começa e Quando Termina Segundo o Calendário?

Bom, se você gosta de saber desta informação com antecedência para já ir preparando seu corpo e seu ritmo de vida para diminuir os efeitos da mudança, saiba que o Horário de Verão 2014 irá começar no dia 19 de outubro, um domingo, portanto, no sábado dia 18 quando der meia noite, seu relógio deverá ser adiantado em 1 hora.

Após o término da estação do verão, você novamente deverá alterar todos os seus relógios, mas agora pelo contrário, será necessário “atrasar” em 1 hora os ponteiros. O horário de verão termina portanto só no mês de fevereiro de 2015, mais precisamente no dia 16 de fevereiro, portanto lembre-se, no sábado dia 15 à meia noite, sua função é atrasar os ponteiros dos relógios.

Esperamos que estas dicas sejam úteis pra você já ir se preparando, mudando pequenos hábitos na rotina, pois quando a mudança chegar sua adaptação será feita sem transtornos.

E sua opinião a respeito qual é? Você gosta da implantação deste horário ou como a maioria o detesta? Compartilhe sua opinião com todos nos enviando um comentário no formulário localizado logo abaixo, assim, quais dúvidas também serão respondidas rapidamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *