Inscrições Pronatec – Como se Inscrever em um Curso Gratuito

Inscrições Pronatec

Segundo dados recentes, o Brasil mesmo com a desaceleração de sua economia, ainda vive um período de “pleno emprego”, ou seja, o número de pessoas desempregadas e sem ocupação alguma neste momento é considerado muito baixo, pois todos os diversos setores produtivos de certa forma ainda contratam ou mantém seu quadro de funcionários.

Apesar destes números parecerem muito bons em um primeiro momento, precisamos analisá-los com mais cautela, isso porque nosso país vive um verdadeiro “apagão” de mão-de-obra qualificada, ou seja, o “pleno emprego” tão propagado pelo Governo é basicamente feito de trabalhadores sem muita especificação para suas tarefas.

Desta forma é possível constatar que “sobram” muitas vagas nas industrias, setores de serviços e em muitas outras áreas que necessitam de trabalhadores capacitados para assumirem suas vagas abertas. Quando não encontram tais profissionais, tais oportunidades são simplesmente extintas nas empresa, ou então, muitas destas empresas iniciam programas próprios de capacitação de trabalhadores.

O que desejamos com estes relatos iniciais é despertar em você a necessidade de se qualificar continuamente, pois apenas desta forma será possível conquistar ótimos empregos e melhores posições no tão concorrido mercado de trabalho.

Inscrições Pronatec – Faça um Curso Técnico e Destaque-se no Mercado

Até alguns atrás era comum as pessoas terem como grande sonho em suas vidas fazer um curso de nível superior em uma grande e conceituada universidade. É claro que obter uma formação superior continua tendo ainda um enorme valor e importância, porém, se você necessita entrar mais rapidamente no mercado de trabalho, sua melhor opção talvez seja obter uma formação em um curso técnico.

Segundo pesquisas atuais, o maior número de vagas existentes atualmente são para profissionais com qualificação técnica, e para surpresa de muitos, grande parte destas ofertas de emprego com exigência de formação técnica paga uma remuneração maior que de muitas outras áreas que são exigidas formação superior.

Resumindo, se você escolher a área técnica correta, poderá se formar muito rapidamente, ter muito mais ofertas de emprego e até mesmo receber um salário maior que se tivesse feito uma faculdade qualquer.

Por conta desta preocupação e necessidade, o Governo Federal tem lançado medidas que estimulem os trabalhadores a fazerem cursos técnico. A maior destas medidas sem dúvida alguma foi o lançamento em 2011 do Pronatec, que nada mais é do que um Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

O principal objetivo do Programa é disponibilizar para os estudantes e trabalhadores interessados, a possibilidade de os mesmos fazerem  cursos de educação profissional e tecnológica, facilitando o acesso dos mesmos ao mercado de trabalho, e contribuindo para diminuir o “apagão” de mão-de-obra enfrentado pelas empresas.

Confira nesta reportagem abaixo do Jornal Hoje da Rede Globo maiores informações sobre este tema:

Cursos Gratuitos Oferecidos Pelo Pronatec

Como dissemos acima, o Programa foi criado por iniciativa do Governo Federal, porém suas realizações acontecem também via parcerias em nível estadual e municipal. Desta forma, as aulas são ofertadas através de escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do SENAI, do SENAC, do SENAR e do SENAT, em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível  médio.

Existem 3 modalidades de cursos ofertados:

  1. – Técnico para quem concluiu o ensino médio, com duração mínima de um ano;
  2. – Técnico para quem está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano;
  3. – Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, para trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas federais de transferência de renda, com duração mínima de dois meses.

Como se Inscrever em uma Oportunidade?

Uma dúvida muito comum e recorrente entre as pessoas interessadas é sobre como fazer Inscrições Pronatec, por isso, se for esta também sua dúvida, veja como proceder para garantir sua vaga.

A primeira informação relevante é que não existe até este momento um sistema unificado de inscrições. Assim, quaisquer novas vagas em cursos técnicos gratuitos abertas em sua cidade, sejam em escolas públicas estaduais, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e nos Serviços Nacionais de Aprendizagem – como o Senai e o Senac, terão seu processo de inscrição e métodos de seleção próprios, portanto, você deve ficar atento(a) as notícias vinda destas instituições.

Para facilitar um pouco a vida dos interessados, os mesmos podem encontrar no portal do Programa algumas ferramentas de buscas por cursos, vejamos alguns deles:

Para buscar cursos oferecidos por cada um dos municípios, utilize o seguinte link: “Localizar Cursos nos Municípios“.

Para uma busca mais ampla, clique no link a seguir e consulte o “Catálogo Nacional de Cursos Técnicos“.

Por fim, no link a seguir, consulte o “Guia Pronatec de Cursos FIC”.

Bom, estas são as principais informações que gostaríamos de repartir com você neste momento, mas caso ainda tenha restado alguma dúvida ou dificuldade, entre em contato conosco através de um comentário abaixo ou então acesse o site de Inscrições Pronatec na sessão de “Dúvidas Frequentes“, pois lá certamente será possível que você encontre as respostas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *