Jardins Residenciais Pequenos – Dicas, Fotos e Modelos

Jardins Residenciais Pequenos

É notório observar hoje em dia que os espaços que dispomos em nossas casas são cada vez menores não é mesmo, isso porque os atuais e modernos projetos de construção são cada vez menores, mais “clean” e funcionais, fato este que nem sempre proporciona portanto que tenhamos em casa um espaço adequado para confeccionar um belo jardim.

Isso se observa principalmente nos novos apartamentos, onde a maioria de seus moradores gostariam certamente de dispor de um espaço para plantar ( flores e plantas ), isso porque os jardins tem essa característica de transmitir muita vida, harmonia e alegria para praticamente qualquer ambiente.

Se você é admirador de plantas mas também tem essa dificuldade de espaço, é provável que exista somente um cantinho pequeno em casa que pode ser aproveitado para fazer um jardim não é mesmo e para quem mora em apartamentos, este cantinho também pode ser encontrado, pois a sacada pode ser um local apropriado de se fazer um jardim muito lindo se você for criativo.

Portanto, mesmo que você tenha apenas um espaço reduzido, saiba que sim, neste pequeno local é possível construir um dos diversos modelos de jardins residenciais pequenos existentes e que com toda certeza trarão cara e vida nova para o seu lar. Portanto, não abandone esta ideia jamais, basta muita dedicação e criatividade realmente.

Bom, para iniciarmos, é importante que você tenha em mente o seguinte: trabalhar em espaços reduzidos é realmente um enorme desafio, por isso, seu primeiro passo deve ser encontrar flores, plantas e objetos que se adaptem facilmente ao local e que ainda tenham a capacidade de faze-lo parecer maior.

Uma dos métodos mais práticos para alcançar este objetivo é realizando divisões, ou seja, criando sub-espaços com o uso de uma vegetação que tenha maior densidade, além de espécies de plantas que delimitem os espaços do jardim pequeno.

Jardim Pequeno com Água

Mini-piscinas são ideias para dividir os ambientes de um jardim

Nas duas fotos de jardins residenciais pequenos mostradas acima, podemos perceber como uma mini-piscina por exemplo tem o importante papel não apenas visual e de ser uma fonte de água que deixa o local mais fresco, elas tem o fundamental papel também de traçar uma divisão bem definida do espaço, deixando tudo muito mais harmonioso.

Como Confeccionar um dos Estilos de Jardins Residenciais Pequenos – Confira Nossas Dicas

Caso você resida em uma casa térrea e a mesma tenha somente um espaço reduzido para confeccionar seu jardim, geralmente um local próximo à paredes, utilize-o de modo bem funcional, aproveitando cada cantinho para colocar plantas, objetos e outros detalhes, como ilustramos na foto abaixo, onde um espaço diminuto foi muito bem utilizado.

Jardim Residencial com Plantas Grandes

Portanto, ainda trabalhando com esta ideia, tente preencher toda lateral das paredes com vasos de plantas de espécies com excelente aceitação a pequenos ambientes. As dicas de espécies que sugerimos aqui fica por conta das lanterninhas-japonesas, Ixoras, Azulzinha e Periquito.

Já na parte mais central, de preferência por vasos que tenham algumas ervas e temperos plantados, e que claro, em algum momento você possa usa-los na preparação de receitas. Já pensou que prático ter sempre à mão temperinhos vindos direto da própria casa? A dica de espécies aqui fica para hortelã, alecrim, bálsamo, entre outros que também sejam fáceis de encontrar, cultivar e manejar.

Agora, se você mora em apartamentos e é claro não tem lugar algum para cultivar um jardim, que tal criar um mini jardim na sacada do apartamento? Acha difícil? Confira na foto a seguir como isso é possível e perceba como o local ganha nova vida.

Mini Jardim para Apartamento

A imagem acima é apenas ilustrativa de como é possível sim resolver este problema de falta de espaço com muita criatividade, repare que foi escolhido um tema mais rústico, graças ao uso de objetos de madeira. Cabe a você agora adaptar e criar um jardim conforme o espaço de sua sacada.

Bom, esperamos que estas simples dicas que reunimos aqui tenham sido de alguma forma uteis para você, se desejar alguma informação a mais, nos envie um comentário abaixo, pois brevemente responderemos a todos.

E para terminar e te inspirar um pouco mais, reunimos uma série de fotos com belíssimas imagens de modelos diversos de jardins residenciais pequenos. Confira todos os detalhes e encontre aquele que mais se adéqua e pode ser adaptado para sua necessidade.

Galeria de Fotos de Jardins Residenciais Pequenos

E então, qual é o tipo de jardim ideal para você? Tem alguma sugestão de jardins para ambientes compactos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *