Jovem Aprendiz CIEE – Faça Sua Inscrição e Aumente Suas Chances no Mercado de Trabalho

Jovem Aprendiz CIEE

Os últimos dados de pesquisas feitas recentemente sobre o mercado de trabalho mostram números muito bons de forma geral, pois de acordo com o atual Governo, vivemos uma época de “pleno emprego”, ou seja, a taxa de desocupação da população em geral é pequena.

Porém, estes números maquiam um pouco uma situação muito preocupante, que é alta taxa de desemprego entre os jovens brasileiros com idade máxima de 30 anos, pois os mesmos pelo que parece são a parte mais vulnerável das relações de emprego.

Isso se deve claramente ao fato de que o mercado hoje em dia está cada vez mais competitivo, com profissionais cada vez mais qualificados em sua área de atuação, desta forma, ter um currículo repleto de cursos e aprimoramento já não é mais um diferencial e sim um requisito básico de quem deseja alcançar as melhores posições no mercado.

Jovem Aprendiz CIEE

Portanto, uma enorme dificuldade enfrentada hoje em dia é a tal “famigerada” falta de experiência, requisito tão cobrado dos jovens profissionais, que na maioria das vezes ainda nem iniciou sua vida profissional.

É um verdadeiro paradoxo não é mesmo? De um lado o jovem precisando de uma primeira oportunidade e do outro o empregador exigindo experiência de quem ainda não teve tal oportunidade de obter essa experiência.

Pensando em reduzir um pouco esta dificuldade e garantir aos jovens a chance de entrarem no mercado de trabalho, o Governo Federal criou o Programa Jovem Aprendiz, iniciativa está voltada para a preparação e inserção dos jovens, produzindo para este fim uma legislação específica para o setor, chamada de “Aprendiz Legal”.

De forma resumida, este Programa ou melhor, esta Legislação Específica, diz que empresas de médio e grande porte estão obrigadas a contratarem para seus quadros, jovens que tenha idade entre 14 e 24 anos, visando primeiramente sua capacitação profissional (prática e teórica).

O número destes profissionais poderá ser variável entre 5% e 15% do número de funcionários efetivos das mesmas, e os contratados deverão cumprir carga entre 6 e 8 horas diárias.

A maior dificuldade encontrada no momento pelos interessados é que não existe um site ou portal de atendimento específico que reúna de forma centralizada todas as informações do Programa, como por exemplo o surgimento de novas vagas, como fazer inscrição, documentos necessários, entre outros.

Portanto, sua melhor opção é acompanhar constantemente as informações vindas diretamente das empresas que oferecem tais oportunidades, como por exemplo o Programa Jovem Aprendiz da Caixa Econômica Federal (clique no link e veja como se inscrever na CEF).

Jovem Aprendiz CIEE – Inscreva-se e Concorra a Milhares de Vagas

Outra excelente ferramenta para acompanhar a abertura de novas vagas ou quem sabe até mesmo para ser encaminhado diretamente para uma oportunidade, é o Jovem Aprendiz CIEE.

Para quem não sabe, o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), é uma instituição filantrópica, mantida pelo empresariado nacional, de assistência social, sem finalidades lucrativas e que trabalha em prol dos jovens, visando encontrar para eles oportunidades de colocação no mercado de trabalho para que os mesmos possam colocar em prática tudo o que aprenderam na teoria.

Por ser um local agregador e divulgador de vagas, diariamente milhares de oportunidades são acrescentadas, fato que pode te aproximar finalmente de uma primeira oportunidade de emprego. Para isso é necessário portanto se cadastrar na instituição e aguardar que uma vaga tenha exatamente o seu perfil.

Como Fazer Cadastro no CIEE

Caso você tenha ficado interessado em participar dos futuros processos seletivos, veja na sequência como é simples o processo de cadastro.

Seu primeiro passo é acessar o site do CIEE.

Na tela mostrada, indique no mapa qual o seu estado e o seu perfil (selecione neste caso a opção “Estudante”).

Na sequência, após clicar em “Continuar”, informe na nova tela quais os números do seu RG e CPF.

Por fim, na última tela será necessário preencher uma série de informações pessoais, informe-as com cuidado para não errar nada.

Pronto, seu cadastro estará feito e já apto para concorrer qualquer vaga que surja e tenha seu perfil (você será informado sobre a abertura de vagas e será encaminhado pela instituição).

Esperamos que de alguma forma as informações reunidas aqui lhe sejam uteis, porém, caso tenha restado alguma dúvida ou dificuldade, nos envie um comentário abaixo, pois responderemos a todos leitores rapidamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *