Objetivo Profissional – Exemplos de Como Preencher Currículo

Objetivo Profissional

O mercado de trabalho brasileiro, assim como muitas das mais diversas áreas de atuação em nossa vida, é extremamente competitivo, e justamente por conta desta competição é necessário muito preparo e qualificação da parte de quem almeja conquistar os melhores cargos e as melhores posições dentro de uma empresa ou para conquistar uma carreira de sucesso onde quer que se deseje.

Desta forma, conforme vimos inicialmente, é de fundamental importância que passemos a investir em nossa qualificação profissional continuamente, e além desta parte técnica, é necessário ainda que saibamos “nos vender”, ou melhor dizendo, que saibamos mostrar para uma empresa e seus recrutadores exatamente como somos e quais são nossas qualificações, pois só deste modo será possível obter algum destaque em meio a enorme quantidade de profissionais que buscam seu “lugar ao sol”.

Para ser selecionado portanto em uma entrevista de emprego ou qualquer forma de recrutamento, é essencial iniciarmos todo este processo sabendo preencher corretamente informações básicas sobre nós mesmos, fazendo aumentar desta forma a chance de chegarmos à pessoa certa dos processos seletivos, ou seja, mostrando a estes profissionais as informações que realmente farão diferença na seleção e que nos diferencia dos demais candidatos.

Os responsáveis pelo recrutamento de novos colaboradores de uma empresa normalmente recebem centenas ou até milhares de currículos por dia, seja via e-mail ou mesmo por currículos impressos, portanto, é fundamental que o mesmo contenha exatamente aquilo que tais profissionais estejam buscando, pois não existe tempo hábil para que eles fiquem lendo informações desnecessárias.

Muitas pessoas se perdem exatamente neste momento de elaboração do currículo, pois dentre outras dificuldades, não sabem chamar atenção para si ao informar por exemplo qual o seu objetivo profissional dentro daquela determinada empresa, ou seja, não sabem informar em qual área desejam trabalhar.

De forma geral portanto, ao preencher um currículo, busque ser o mais claro e sucinto possível, e vá direto ao ponto, evitando informações que não sejam necessárias neste momento inicial. Para conferir mais excelentes dicas sobre o tema, clique no link a seguir e veja este artigo que preparamos sobre como fazer um ótimo currículo.

Neste artigo, vamos falar especificamente deste importantíssimo campo de preenchimento do seu currículo, que é o objetivo profissional, deste modo, confira as dicas na sequência:

Como Preencher Corretamente o Campo Objetivo Profissional?

Após informar inicialmente de forma destacada seu nome, formas de contato, entre outras informações básicas, será já o momento de deixar claro abaixo qual é o seu objetivo dentro daquela empresa em que você busca uma oportunidade, por isso mesmo este campo é um dos primeiros a ser colocado em um currículo.

Sendo assim, ao informar seu objetivo saiba exatamente aquilo que você busca, ou seja, se você é um profissional da área de vendas e quer concorrer a uma vaga em uma empresa qualquer, deixe isso muito claro neste campo.

O erro mais comum cometido pela maioria das pessoas neste momento é não ser simples e direto, pois elas acham que colocando frases “bonitas”, de “efeito” ou então aqueles clichês já conhecidos pelos experientes recrutadores farão alguma diferença. Não se engane, aquelas frases clichês não fazem diferença alguma para o seu sucesso, pelo contrário, podem te desclassificar da seleção logo de cara.

Confira abaixo algumas destas frases clichês que você deve evitar totalmente ao preencher o campo Objetivo Profissional:

  1. “Colaborar em um ambiente de trabalho onde possa colocar em pratica meus conhecimentos em favor da instituição na qual viso integrar, focando sempre o beneficio e o crescimento da organização e o crescimento profissional”.
  2. “Atuar neste setor (setor escolhido) , vai ampliar ainda mais os meus conhecimentos, desenvolvimento profissional e de vida, sempre em harmonia com a qualidade do meu trabalho e a preparação dos meus dias para obter o sucesso esperado no ato da minha contratação”.
  3. “Em busca de uma oportunidade para desenvolver e melhorar meus conhecimentos, e também algo que possa me instruir de forma crescente e contínua, visando sempre o crescimento entre mim e a empresa”.
  4. “Pretendo trabalhar nesta empresa com objetivo de aprimorar meus conhecimentos e habilidades profissionais e assim aumentar a qualidade dos serviços prestados e desenvolvidos por esta companhia”.

Perceba que tais frases prontas não dizem absolutamente nada sobre nada e não tem sentido algum incluí-las em seu currículo. Portanto, ao preencher este campo, busque informá-lo da seguinte forma:

1 – Se você já sabe qual cargo pretende concorrer:

Desejo atuar como Vendedor;
Quero disputar uma vaga de Cobrador;
Desejo concorrer à uma oportunidade de Mecânico.

2 – Caso ainda não tenha definido o cargo exatamente:

Pretendo atuar no setor de Vendas;
Quero concorrer à oportunidades na área Fiscal;
Desejo disputar vagas no área Financeira.

3 – Estou em busca do meu primeiro emprego:

Busco meu primeiro emprego e gostaria de uma oportunidade no setor de Produção;
Procuro uma primeira oportunidade de trabalho no setor Comercial da empresa.

Esperamos que as dicas reunidas aqui sejam úteis para você ao preencher este campo, mas caso tenha restado alguma dúvida ou dificuldade, nos envie um comentário logo abaixo, pois rapidamente responderemos as dúvidas de todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *