Calendário Atualizado Para Saque do FGTS Inativo

Saque do FGTS

O Brasil vem vivenciando nos últimos anos uma crise sem precedentes em sua história, e essa crise tem aspectos políticos, sociais, econômicos, entre outros, que afeta direta ou indiretamente a todos nós, pois culminou com milhões de brasileiros desempregados.

Buscando mais uma forma de aquecer a economia, que está em recessão há 3 anos, o Governo Federal lançou no fim do ano de 2016 a MP 763, que dispõe sobre a liberação das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), que nada mais são que contas vinculadas a um contrato de trabalho que foi finalizado até 31 de dezembro de 2015.

Segundo levantamentos realizados, existe a estimativa de que haja em torno de 18,6 milhões de contas inativas nesta categoria do FGTS, podendo os valores de todas elas chegarem a um total de R$ 41 bilhões.

Certamente esses valores nas mãos de 10 milhões de trabalhadores e injetados na economia brasileira farão muita diferença e serão um estímulo e tanto para nossa economia.

Apesar de ser uma excelente medida nesses tempos difíceis que estamos passando, ainda restam diversas dúvidas na cabeça dos trabalhadores, como por exemplo sobre o calendário de pagamento, como e onde fazer o saque do FGTS, como consultar, quem tem direito, entre muitas outras dúvidas.

Visando sanar algumas delas, pelo menos as principais, reunimos aqui diversas informações que podem ser muito uteis para você.

Saque do FGTS – Principais Dúvidas Existentes

A maior dúvida até o momento diz respeito a quem tem direito de receber esses valores. Pois bem, terá direito ao saque do FGTS todos os trabalhadores que tiveram seu vínculo de emprego (via contrato de trabalho) interrompido somente até o dia 31/12/2015.

Desta forma, é importante deixar bem claro que aqueles trabalhadores que pediram demissão ou foram dispensados por justa causa e possuam saldo em sua conta do FGTS até este período é que serão contemplados.

Já aqueles trabalhadores que tiveram seu desligamento efetuado depois do 01/01/2016 não terão direito á realizar o saque.

Calendário de Pagamento

Aquelas pessoas que já conseguiram realizar as consultas e verificaram que tem direito e valores à resgatar, estão ansiosas agora e em dúvida sobre o calendário de pagamento.

Pois bem, até o momento as datas ainda não foram liberadas, mas a expectativa é que elas sejam apresentadas ainda neste mês de fevereiro, para que os saques comecem a ser realizados o quanto antes.

Marque este artigo em seus favoritos, pois assim que o calendário de pagamento for disponibilizado, traremos todas as informações para você.

As dúvidas e a procura por este serviço tem sido tão grandes desde a notícia da liberação dos saques, que a Caixa tem avaliado a possibilidade de abrir suas portas excepcionalmente aos sábados e domingos, para dar conta de atender a grande procura por parte dos trabalhadores interessados em efetuar os saques à que tem direito.

Importante ressaltar que caso isto venha ocorrer, serão atendidos somente aquelas pessoas que farão o saque das contas inativas, tendo em vista que existe ainda trabalhadores que não sacaram o PIS referente ao calendário de 2016 e são nascidos de janeiro a junho.

Como Consultar Contas Inativas do FGTS

Foram disponibilizadas 4 formas para você realizar uma consulta para saber se tem direito e valores à receber.

1 – Aplicativo FGTS

Você baixa o aplicativo em seu smartphone e pode acompanhar sua conta FGTS em qualquer lugar e a qualquer hora.

2 – Site Caixa

Você pode consultar o seu extrato no site Caixa e para isso é necessário apenas informar seu NIS e sua senha internet.

3 – Internet Banking

Se você já um cliente Caixa, acesse a opção “Serviço ao Cidadão” e veja o seu extrato para fazer o saque do FGTS.

4 – Agência Caixa

Caso tiver qualquer dúvida ou dificuldade, procure uma Agência mais próxima.

Importante ressaltar ainda que para realizar sua consulta e o saque, você precisará ter em mãos os seguintes documentos: RG e Cartão Cidadão (com sua senha válida e atualizada).

Após conferir o calendário de pagamento, os saques poderão ser realizados tanto nas próprias Agências Caixa como em Casas Lotéricas.

Caso tenha restado alguma dúvida, nos envie um comentário abaixo ou acesse o site da Caixa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *