Vagas Para Menor Aprendiz – Como se Inscrever no Programa

Vagas Para Menor Aprendiz

É muito fácil constatarmos atualmente que a cada ano que passa o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, ou seja, o número de boas oportunidades de emprego parece que diminui, enquanto a quantidade de candidatos a uma dessas vaga só cresce e justamente por isso as exigências das empresas são também cada vez maiores.

Se o mercado de trabalho já está tão concorrido e difícil para aqueles profissionais já experientes e com uma boa formação, imagine então para quem ainda não tem muitas qualificações profissionais, ainda não tem uma profissão definida e tão pouco experiência? Imaginou? Pois é, é justamente nesta faixa de idade (dos jovens) onde estão os maiores números de desempregados no país hoje em dia.

Com o objetivo de mudar esta realidade, o Governo Federal passou a adotar nos últimos anos algumas medidas que facilitem e incentivem as empresas e grandes organizações a contratarem jovens como força de trabalho para complementar seus quadros de colaboradores, dando inclusive incentivos financeiros e fiscais.

Mais até do que somente incentivos, com a aprovação do Lei do Aprendiz, as empresas passaram a ser obrigados a destinar uma certa porcentagem de suas vagas para beneficiar os participantes atendidos neste projeto.

Pois bem, após todas as medidas tomadas, o mercado começou realmente a reagir às mesmas, passando rotineiramente a oferecer um número maior de oportunidades para os jovens trabalhadores que tem interesse e necessidade de se inserir no mercado de trabalho formal.

A partir destas iniciativas portanto, foi criado o Programa Menor Aprendiz (ou Jovem Aprendiz), que mediante uma série de normas a serem aplicadas e respeitadas por empresas, administrações públicas e candidatos, passou a oferecer ciclicamente muitas oportunidades de emprego e de crescimento profissional a esta classe de trabalhadores que outrora foi tão “esquecida”.

Vagas Para Menor Aprendiz – Quais São os Requisitos Para se Inscrever no Programa?

Antes de mais nada devemos conceituar exatamente o que é o Programa, a quem ele se destina e quem pode se inscrever no mesmo para buscar uma vaga. Estas informações são importantes porque não existe um local ou um site específico do Governo que reúne tais informações, por isso, atente-se as informações abaixo.

Poderão se qualificar para uma das milhares de vagas para Menor Aprendiz no Brasil todas aquelas pessoas que tenham idade entre 14 e 24 anos, que frequentem regularmente a escola e/ou esteja inscrito em algum programa de aprendizagem desenvolvido por instituições de ensino reconhecidas pelo MEC.

Programa Menor Aprendiz

Sendo assim, o foco principal do Programa é dar a oportunidade do jovem conquistar um emprego, mas também e principalmente focar em sua aprendizagem e capacitação. Por isso, a carga máxima diária de atuação do mesmo deve ser 6 horas (ou 8 horas para os que já encerraram sua formação no ensino fundamental), isso é claro desde que a carga horária possibilite ao aprendiz se dedicar também aos seus estudos teóricos.

Após conquistar uma vaga em uma empresa ou organização qualquer, independente de qual seja seu ramo de atuação, é importante dizermos que o jovem aprendiz tem direito a muitos benefícios trabalhistas que prevê a legislação, tais como salário/hora, auxílio alimentação, vale-transporte e inscrição gratuita no curso de qualificação referente ao desenvolvimento do Programa.

Qualifique-se Continuamente e Fique Atento às Oportunidades

A melhor sugestão que podemos lhe dar neste momento em que você ainda está lutando por uma oportunidade é não deixar de se qualificar continuamente, pois apesar de ainda inexperiente, ter em seu currículo diversos cursos de qualificação é sem dúvida alguma um grande “chamariz” e também um enorme diferencial em um futuro processo seletivo, pois você pode ter certeza que a grande maioria não se atenta a esta necessidade. Procedendo desta forma suas chances de contratação crescerão sensivelmente.

Pois bem, como vimos inicialmente, não existe um site ou local específico para que você centralize suas buscas por uma das vagas para Menor Aprendiz, portanto, ressaltamos mais uma vez para a necessidade de que você fique atento as notícias vindas das empresas de sua cidade, que podem oferecer oportunidades através da Prefeitura Municipal, do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) ou até mesmo nos classificados de empregos regionais.

Para facilitar um pouco mais sua vida, listaremos na sequência uma série de grandes empresas que constantemente abrem processos seletivos para contratação de jovens aprendizes, sua missão portanto é acessar estes portais constantemente em busca de possíveis oportunidades que sejam oferecidas lá e é claro, conhecer melhor quais são os requisitos necessários para inscrição. São estes os respectivos sites:

Programa Menor Aprendiz do Banco do Brasil
Duração: aproximadamente 2 anos;
Vagas; Normalmente são ofertadas 5 mil vagas para jovens de todo país todos os anos;
Inscrições: à partir dos 15 anos de idade;
Informações e  Como se Inscrever: Menor Aprendiz Banco do Brasil

Programa Menor Aprendiz Caixa Econômica Federal
Duração: aproximadamente 2 anos;
Vagas: geralmente em torno de 3 mil vagas anualmente;
Inscrições: entre 14 e 16 anos de idade;
Informações e Como se Inscrever: Menor Aprendiz Caixa Econômica Federal

Programa Menor Aprendiz C&A
Duração: aproximadamente 2 anos;
Inscrições: à partir dos 15 anos de idade;
Informações e Como se Inscrever: Menor Aprendiz C&A

Programa Menor Aprendiz Eletrobrás
Duração: 1 ano e  jornada diária de 4 horas (20 horas semanal);
Informações e Como se Inscrever: Menor Aprendiz Eletrobrás

Programa Menor Aprendiz Itaú Unibanco
Duração: aproximadamente 2 anos;
Vagas: milhares em todo país anualmente;
Informações e Como se Inscrever: Menor Aprendiz Itaú Unibanco

Programa Menor Aprendiz Riachuelo
Vagas: geralmente são contratados 400 jovens aprendizes anualmente através do projeto;
Inscrições: dos 14 aos 24 anos de idade;
Informações e Como se Inscrever: Menor Aprendiz Riachuelo

Esperamos que todas as informações reunidas aqui sejam de alguma forma úteis na sua busca por uma primeira oportunidade de emprego neste tão disputado mercado de trabalho. Caso tenha restado alguma dúvida ou caso você qualquer dificuldade sobre como buscar vagas para Menor Aprendiz, sinta-se à vontade para nos enviar um comentário, pois muito rapidamente responderemos as colocações de todos nossos leitores.

Confira abaixo uma reportagem muito esclarecedora sobre o Programa:

Para finalizar, reforçamos mais uma vez a necessidade de que você fique atento às notícias de vagas, pois as mesmas surgem e rapidamente os processos seletivos se encerram. Fique atento ao nosso portal também, pois assim que soubermos de oportunidades de emprego, lançaremos aqui no site. Boa sorte a todos.

2 Responses

  1. regis rafael de oliveira santos disse:

    Estou interessado em ser um jovem aprendiz, tenho 14 anos recém completados, moro em santo amaro, estou cursando 8ª serie do ensino fundamental. Agradeço por algum convite de oportunidade.

  2. daphiny disse:

    Meu nome é Daphiny, tenho 15 anos, nunca trabalhei como menor aprendiz, mas se me der uma oportunidade, aprendo rápido e supero todos obstáculos.
    Obrigada, espero ter essa oportunidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *