Programas do Governo

Como Cadastrar e Consultar o Número do NIS?

Ao contrário do que pensa a grande maioria das pessoas, as políticas sociais existentes no Brasil não existem ou foram criadas somente como forma de se alcançar grande parte da população carente e assim conquistar seus votos nas campanhas políticas.

É claro que muitos políticos se valem delas, porém tais políticas são previstas inclusive na Constituição Federal e tem como objetivo reduzir a desigualdade social e dar o mínimo de assistência social para aquela população que se encontra à margem da sociedade, ou seja, em condições de grande vulnerabilidade social.

Portanto, é preciso alcançar tais pessoas e famílias para auxilia-las, além é claro de conhecer mais de perto sua realidade para se propor ações no futuro que melhorem suas condições de vida. E uma das ferramentas existentes atualmente para este fim, é o cadastro do número do NIS.

Cadastrar-se no NIS nada mais é do que adquirir um número de identificação social, e assim, através dele, ter identificada e caracterizada a situação sócio-econômica das famílias brasileiras que sejam de baixa renda.

Realizar tal cadastro é fundamental porque é através dele que a população poderá ter acesso a diversos programas sociais oferecidos pelo Governo Federal, ou seja, o NIS é uma importante ferramenta de conhecimento, seleção e integração de todos os beneficiários.

Uma dúvida recorrente e muito comum entre as pessoas diz respeito a como conseguir ou onde realizar tal cadastro. Pois bem, se esta é também a sua dúvida, saiba que a maneira mais fácil de cadastrar seu número do NIS é comparecendo até uma agência da Caixa Econômica Federal, pois é ela a responsável pela emissão dos cadastros.

Após conseguir tal registro, você poderá participar, se inscrever e algum instante terá a chance de ser contemplado(a) em um programa social como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Minha Casa Melhor, entre muitos outros programas propostos pela Administração Central.

Como realizar o cadastro e como consultar o número do NIS?

Por ser de grande importância e ser tão útil e indispensável para muitos, é inegável que muitas pessoas, principalmente as mais carentes e necessitadas de assistência social, não sabem da existência ou não sabem como realizar o cadastro ou mesmo fazer uma simples consulta ao seu número do NIS.

Sendo assim, caso seja esta também sua dificuldade, confira as informações que reunimos na sequência abaixo, pois elas poderão facilitar muito sua vida quando precisar consultar tais informações. Acima citamos o comparecimento à uma agência da Caixa, mas você poderá se cadastrar também da seguinte forma:

Passo número 1:

Acesse o site oficial do Ministério da Previdência Social através do seguinte link: “Portal DataPrev“.

Já dentro da página do DataPrev na nova janela aberta, procure pela opção “Inscrição”, que está no canto superior esquerdo de sua tela e clique sobre ela. Dentre as opções mostradas, selecione “Filiado”.

A imagem abaixo ilustra esse passo, confira:

consulta numero do nis julho 2014 passo 1 , Como saber o número do NIS

Passo número 2:

Será apresentado neste momento em sua tela um extenso formulário, que você precisará preenche-lo com o máximo de informações que puder para facilitar o seu cadastramento. As informações pedidas são por exemplo o seu nome completo, nome de sua mãe, número do CPF, data de nascimento, RG, carteira de trabalho, título de eleitor, entre alguns outros.

Após preencher corretamente todos os dados pedidos, não se esqueça de informar o código de segurança, e clique sobre o botão “Continuar”.

A imagem abaixo novamente ilustra este passo, veja:

 Consultar Número do NIS

Passo número 3

Pronto, se realizado de forma exata este simples passo-a-passo, você já terá terminado seu cadastro e na tela será mostrada uma mensagem e também será mostrado qual é o seu número do NIS, de acordo com o que ilustra mais uma vez a imagem abaixo:

consulta numero do nis julho 2014 passo 3 , Como saber o número do NIS

Se você tiver qualquer dificuldade neste processo todo para fazer este cadastro ou mesmo na hora de suas consultas ao NIS, dirija-se à um posto de atendimento da Previdência Social mais próxima a sua casa, pois lá você certamente obterá maiores informações. Se preferir, como dissemos acima, compareça também à uma agência da Caixa, Secretaria de Assistência Social, nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) que também realizam este cadastramento do NIS.

Caso você queira deixar também qualquer dúvida, escreva um comentário abaixo, pois se soubermos a resposta lhe auxiliaremos ou qualquer outro leitor do blog lhe trará a resposta pretendida.

Sobre o autor

Redator

1 Comentário

Deixa um Comentário