Dicas

O Que é Objetivo Profissional e o Que Colocar no Currículo?

Em tempos de crise econômica e desemprego altíssimo, batendo recordes a cada nova pesquisa realizada, é de fundamental importância que saibamos adotar estratégias para nos destacarmos no acirrado e concorrido mercado de trabalho.

Quando nos vemos sem trabalho e precisando correr atrás de uma nova oportunidade, uma de nossas primeiras preocupações tem haver com a elaboração de um currículo muito bem feito, que chame realmente realmente à atenção dos recrutadores em meio aquele mar de currículos.

Porém, apesar de um currículo bem feito e chamativo ser uma peça fundamental para o sucesso na conquista de uma nova vaga, muitas pessoas ainda tem muitas dúvidas sobre como faze-lo e acabam utilizando aqueles famosos “modelos prontos”, que na maioria dos casos não se adequam à sua realidade ou necessidade.

Dentro os campos de preenchimento obrigatório e que geram maiores dúvidas está certamente o “Objetivo Profissional“.

Mas o que é este campo e como preenche-lo com informações de forma correta, que faça realmente que seu currículo se destaque e chame a atenção dos selecionadores de qualquer empresa que você enviá-lo?

Caso seja esta também sua dúvida ou dificuldade, acompanhe na sequência abaixo algumas dicas fundamentais que reunimos sobre este tema e que certamente farão toda diferença na elaboração do seu currículo.

Objetivo Profissional no Currículo – O Que é e Como Preencher

O objetivo profissional é um dos campos mais importantes de qualquer currículo, pois nele o candidato a uma determinada vaga de emprego informa para os recrutadores qual é a área que o mesmo pretende atuar na empresa e quais são suas expectativas profissionais naquela companhia.

Ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, ele deve ser preenchido com um texto bem curto, com no máximo uma ou duas linhas, pois o que se busca aqui é uma “frase de efeito” que conquiste a atenção do selecionador para uma necessidade que ele tem de contratação.

Desta forma, não há problema se você está em busca de um primeiro emprego, de um estágio ou já seja um profissional experiente no mercado, com muitos anos de experiência, pois informar corretamente o Objetivo Profissional é fundamental para qualquer tipo de profissional que almeja conquistar ou reconquistar espaço no mercado de trabalho, com uma oportunidade que seja de seu interesse realmente.

Agora que sabemos um pouco desta importância toda, você ainda acha bom negócio recorrer à aquelas famosas “frases prontas” de currículo e assim ser mais um em meio à multidão, que não foi nem ao menos capaz de criar um simples texto que revelasse seu objetivo? Certamente suas chances diminuiriam não é mesmo?

Sugestões Sobre o Que Colocar

1 – Procure ser o mais específico possível:

Ou seja, não dispare para todos os lados, tenha em mente um objetivo específico para onde deseja levar sua carreira.

Um candidato que tem isso em mente consegue se destacar muito logo de início, pois demonstra ser um profissional que sabe exatamente onde quer chegar, não fica “atirando” à esmo ou querendo abraçar o mundo, e esta atitude o  valoriza demais perante os recrutadores.

2 – Seja direto:

Se você já tem em mente o que procura, seja direto ao informar isto em seu currículo, sem fazer rodeios, indo direto ao ponto, evitando frases longas e com diversos detalhes desnecessários.

Vale lembrar mais uma vez que este campo do seu currículo precisa ser simples e direto para “acertar o alvo”.

3 – Objetivos diferentes para situações diferentes

Se você tiver mais que um objetivo profissional em uma determinada empresa, o ideal é enviar um currículo diferente e específico para cada um deles, pois novamente, como dito anteriormente, não podemos querer abraçar o mundo em apenas um momento.

Lembre-se portanto de sempre fazer uma revisão neste campo para que ele fique de acordo com a descrição da vaga que você almeja conquistar naquela determinada companhia.

Sugestões Sobre o Que Não Colocar

Conforme dissemos a todo momento neste artigo, você deve fugir de clichês e frases prontas usadas pela grande maioria dos candidatos à uma vaga de emprego, pois elas não mostram sua personalidade ou objetivo real.

Evite por exemplo frases e expressões como:

“Desejo contribuir para o crescimento da empresa”

“Quero melhorar meus conhecimentos profissionais”

“Posso atuar em qualquer área que a companhia desejar”

“Estou em busca de crescimento pessoal”

“Quero colaborar com meus colegas de função”

“Pretendo executar minhas atividades com total responsabilidade”

“Estou em busca de novos desafios”

“Desejo uma oportunidade em sua prestigiada empresa”

Conseguiu perceber que tais expressões prontas e utilizadas por todos não querem dizer exatamente nada e não contribuem para te diferenciar da concorrência?

Ao contrário deles, se inspire nos modelos de objetivos profissionais que reunimos na sequência e que certamente serão o seu diferencial.

Modelos de Objetivos Profissionais

“Atuar na área de Vendas e lidar diretamente com o público”

“Atuar na área de Marketing com segmentação de clientes e pesquisa de mercado”

“Atuar na área de Engenharia Civil na prática de acompanhamento e vistoria de obras e reformas”

“Atuar na área de Direito através de auxílio no andamento de processos ”

“Atuar no apoio de serviços administrativos nas áreas: Contábil, Fiscal e Financeira”

“Atuar na liderança de equipes de venda, estabelecimento de metas e práticas motivacionais ”

Fonte: Catho

Esperamos que as dicas que reunimos aqui sobre Objetivo Profissional no currículo sejam uteis, mas caso tenha restado qualquer dúvida, nos envie um comentário abaixo.

Sobre o autor

Redator

Deixa um Comentário