Documentos Para Tirar Carteira de Trabalho

Documentos Para Tirar Carteira de Trabalho – Veja Quais os Necessários

Obter um emprego e através dele conquistar a independência financeira ou então poder sustentar a si mesmo e sua família, é certamente o desejo de todas as pessoas não é mesmo?

Porém, antes mesmo de conseguir uma colocação no mercado de trabalho, é necessário cumprir um importante requisito, que é “tirar” a carteira de trabalho.

Ela nada mais é do que o documento responsável por registrar toda atividade profissional dos trabalhadores brasileiros regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Na carteira de trabalho é descrito informações fundamentais, tais como a data de admissão, tempo do vínculo empregatício, salário, pagamento do seguro-desemprego e do PIS, férias, data de saída do emprego, entre muitas outras informações.

Por meio destes registros é possível garantir aos trabalhadores seus direitos trabalhistas mais fundamentais, tais como a aposentadoria, o seguro-desemprego e o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Portanto, se você é jovem e está em busca do seu primeiro emprego (já que a legislação brasileira permite aprendizes a partir de 14 anos) e precisa tirar a 1ª via ou então já é um trabalhador experiente no mercado e precisa emitir a 2ª via, confira informações na sequência sobre os procedimentos e quais são os documentos para tirar carteira de trabalho.

Documentos Para Tirar Carteira de Trabalho – Confira Lista dos Necessários

1ª Via

Apresentar apenas 1 dos seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade
  • Certidão de Nascimento
  • Certidão de Casamento
  • 01 Foto 3X4 com fundo branco (não pode conter marcas de carimbo ou outros)

Qualquer que seja o documento apresentado, ele deverá ser original ou então uma fotocópia (xerox) autenticada.

Em caso de perda, roubo ou extravio da sua carteira de trabalho, para conseguir uma nova via será necessário além dos documentos acima, o anexo de:

  • Boletim de Ocorrência
  • Extrato do FGTS

Uma observação importante aqui é que você precisará assinar a declaração solicitando a 2ª via, que será fornecida pela Delegacia Regional do Trabalho no Distrito Federal.

2ª Via

Se sua Carteira estiver inutilizada por estarem todos os espaços preenchidos, para solicitar uma nova você deverá apenas apresentar os documentos já relacionados acima + esta Carteira totalmente preenchida. Muito simples não é mesmo?

Para facilitar ainda mais sua vida, acesse o site do Poupatempo, veja novas informações sobre documentos para tirar carteira de trabalho e agende um horário para ser atendido.

Comparecendo em um dos postos munido de toda documentação necessária, você consegue ter a sua Carteira de Trabalho em mãos no mesmo dia.

Esperamos que as informações que reunimos aqui sejam uteis, porém, caso tenha restado alguma dúvida, acesse o site do Ministério do Trabalho para sana-las e ainda se desejar, nos envie um comentário abaixo, pois rapidamente responderemos a todos nossos leitores.

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