Documentos

Modelo de Declaração de Trabalho – Encontre Alguns Exemplos

Existem diversas ocasiões onde um trabalhador necessita comprovar que mantém vínculo empregatício com uma determinada empresa, como por exemplo na hora de financiar um imóvel ou um veículo, na emissão de determinados documentos, entre muitas outras situações.

Independente de qual seja a motivação, o fato é que esta comprovação de relação de emprego pode se dar especificamente através de um modelo de declaração de trabalho, que nada mais é do que um documento onde o empregador afirma que determinado indivíduo é ou já foi seu empregado.

Este documento portanto, como visto inicialmente, deverá ser utilizado pelo empregado quando este precisar comprovar a terceiros que presta ou prestava serviços à aquele determinado empregador.

No corpo desta declaração deverão estar descritos alguns itens específicos e fundamentais, como a função exercida pelo trabalhador, sua jornada de trabalho semanal ou mensal, data de início de seu trabalho na empresa, entre outros que se achar necessário, mas estes são imprescindíveis.

Já quando se tratar de uma relação empregatícia terminada, onde o trabalhador já não está mais sob a vigência de um contrato de trabalho, deverá constar na declaração o item data final de prestação do trabalho, pois só assim a mesma terá validade em sua apresentação.

Modelo de Declaração de Trabalho – Como Utilizar Este Documento?

Depois de preenchida corretamente, em todos os seus itens, a declaração precisará ser impressa e assinada pelo próprio empregador, impressão esta que deverá ter o logo ou marca da empresa.

Após te-la em mãos, o trabalhador já poderá utiliza-la perante os órgãos e as instituições que demandem comprovantes de que o trabalhador está devidamente empregado ou de que o foi, durante certo período de tempo, empregado daquela determinada empresa.

É importante lembrar ainda que, dependendo de qual seja o motivo para utilização da declaração de trabalho, a mesma poderá não ser aceita sozinha, ou seja, você precisará ainda apresentar documentos complementares, como uma cópia da sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou da Carteira de Identidade (RG), por isso, informe-se antecipadamente.

Modelos Prontos de Declaração de Trabalho

Abaixo você encontra alguns exemplos de modelo de declaração de trabalho para se inspirar ou para preencher da forma como está.

Todos os modelos apresentados aqui foram obtidos na internet e podem ser utilizados de forma gratuita. Temos certeza que pelo menos um deles será útil para formalizar uma declaração de trabalho. Você já utilizou algum modelo das declarações publicadas aqui?

Sobre o autor

Redator

Deixa um Comentário